Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2001 > Fevereiro > Ufac quer contratar professores substitutos antes do início do ano letivo
conteúdo

Ufac quer contratar professores substitutos antes do início do ano letivo

por petrolitano publicado 20/10/2011 11h19, última modificação 20/10/2011 11h19
Jornal, A Tribuna 06.02.2001

A Pró-reitoria de Graduação da Universidade Federal do Acre (Ufac) pode contratar professores substitutos para suprir a deficiência de docentes antes do início do ano letivo, previsto para o dia 19 de março. Levantamento da Associação dos Docentes da Ufac (Adufac), ano passado, constatou que a falta de professores na instituição fica em torno de 40%. Cursos como o de Geografia e o de Ciências estão entre os mais prejudicados.

O pró-reitor de Graduação, Mark Clark Assem, diz que um dos pontos a favor para novas contratações é que não houve redução nas verbas para este fim, dentro do Orçamento 2001.

"Estamos somente esperando os relatórios da situação nos departamentos para fazermos um confronto entre a carga horária contratada e a carga trabalhada. O trabalho da Pró-reitoria de Planejamento nos possibilita saber quais são as disciplinas que faltam professores e então faremos o concurso", explica Clark.

A Ufac tem hoje 105 professores contratados em regime provisório e mais de 300 do quadro efetivo. Boa parte destes faz cursos de pós-graduação ou doutorado fora do Estado, se encontra em férias ou está em regime de aposentadoria.

Quanto ao curso de Comunicação Social - habilitação em Jornalismo, cuja primeira turma começa no segundo semestre desse ano, a novidade é que a Coordenação de Apoio ao Desenvolvimento de Ensino (Caden) já prepara um estudo para viabilizá-lo. Os dois primeiros semestres serão ministrados por professores do Departamento de Letras, Filosofia e Ciências Sociais. Posteriormente, em 2002, possivelmente, abre-se concurso para professores com formação específica na área de Jornalismo.