Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2001 > Janeiro > Convênio garante graduação aos professores do município Oportunidade: parceria entre a Ufac e a Semec vai permitir a graduação em nível superior a 129 professores

por petrolitano publicado 18/10/2011 10h22, última modificação 18/10/2011 10h22
Jornal A Tribuna, 26.01.2001

A educação com qualidade é o maior desafio dos administradores públicos. A Prefeitura de Rio Branco define metas para a escola pública e como parte das ações específicas de adequação da escola à nova realidade da Educação, o prefeito Flaviano Melo e a secretária de Educação e Cultura (Semec), Raimunda El-Shawwa, assinaram ontem um convênio com a Universidade Federal do Acre (Ufac).

O convênio vai garantir, para 129 professores do município, curso de formação de nível superior. "Não podemos pensar na melhoria da qualidade do ensino sem pensar na qualificação de nossos professores", disse a secretária municipal.

Depois de 25 dias de discussões, os professores da rede municipal foram incluídos no programa de formação especial oferecido pela instituição desde o ano passado e que começa a ser executado a partir de fevereiro. No interior, os cursos da Ufac são mantidos com parcerias com governo e prefeituras.

A reitora da Ufac em exercício, Carolina Sampaio Barreto, e o pró-reitor de Graduação, Mark Clark Assem, representaram a instituição na solenidade de assinatura do convênio. O trabalho da equipe técnica da Semec e Ufac, na elaboração do convênio, foi rápido. A Prefeitura de Rio Branco, desta forma, cumpre uma das principais exigências da Lei de Diretrizes e Bases (LDB).

A nova lei introduziu mudanças profundas no ensino brasileiro e uma delas, é a formação de professores por meio de reformulação curricular dos cursos de licenciatura e da introdução de uma nova modalidade de cursos: o curso superior, para formação de professores de Educação Infantil e primeiras séries do ensino fundamental.

Dos cerca de 230 professores sem curso superior que integram o quadro da rede municipal, maioria foi beneficiada com a proposta já que tem vínculo empregatício com o Governo do Estado. No final de 4 anos, todos os professores da rede estadual e municipal devem ter curso superior no Acre. A Ufac promove os cursos em regime modular.

O prefeito Flaviano Melo reafirmou que o investimento na melhoria do ensino oferecido pelo município é alto, mas tem uma importância para o público especial, os alunos. "Sou a favor de se investir na formação profissional, mas também sou adepto das avaliações. A proposta do ministro da Educação de avaliar as universidades foi combatida no início, mas hoje as instituições utilizam a avaliação do MEC como propaganda", declarou Flaviano Melo, que como governador, conquistou o respeito da categoria profissional pelas ações que mudaram a educação local.

Foi no seu governo que a Universidade deu início ao processo de interiorização, criando os primeiros cursos no município de Cruzeiro do Sul e também criou os cursos para professores da zona rural no período das férias. Flaviano Melo acredita ainda que com as parcerias com a instituição federal, um das principais questionamentos sobre o desempenho da universidade, no que diz respeito ao público atendido, é solucionado. O MEC admite que a relação aluno/professor nas universidades brasileiras é muito baixa. A média é de 8 por um. Nos países desenvolvidos, a média é de 20 alunos por um professor.

Curso de nível médio será extinto - A Secretaria Municipal de Educação e Cultura extingue, este ano, a oferta no ensino médio, acompanhando a tendência nacional. Como os cursos normais de nível médio não vão mais poder formar professores, começam a desaparecer. A LDB diz que a partir de 2007, nenhum professor leigo dará aulas nas escolas do país.

A Prefeitura de Rio Branco supria uma carência no município com curso de magistério na Escola Ana Turan, no bairro Cidade Nova. "Estamos preparando uma mão-de-obra que não vai ser absorvida no mercado. A prioridade do município é, de acordo com a LDB, o ensino fundamental", disse a secretária municipal de Educação, Raimunda El Shawwa. Este ano, a Semec não abre matriculas no curso de magistério, mas garante o atendimento aos alunos do curso, até a sua conclusão.