Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2001 > Janeiro > Prestação de contas do DCE pode gerar auditoria na entidade

Prestação de contas do DCE pode gerar auditoria na entidade

por petrolitano publicado 10/10/2011 11h54, última modificação 10/10/2011 11h54
Jornal O Rio Branco, de 17/01/2001

Diva Albuquerque

Os novos coordenadores do Diretório Central dos Estudantes (DCE/UFAC) devem receber ainda hoje, das mãos de um contador, os documentos da prestação de contas da entidade referente a gestão passada. Eduardo Carneiro, um dos coordenadores, afirmou estar ansioso em obter o material por conta do teor das informações que podem constar no relatório.

Foi necessário requisitar os trabalhos de um contador para que fosse apurada a origem de todas as notas apresentadas pela antiga diretoria e que segundo suspeitam os atuais coordenadores, apresentam irregularidades que dão margem a uma auditoria.

"O relatório entregue a nós pelo contador vai legitimar nossas suspeitas de que foram apresentadas notas falsas para justificar despesas descabidas da diretoria anterior. Desde o ano passado nós denunciamos que alguma coisa poderia estar errada e por isso pressionamos para que fosse feita a prestação de contas, realizada por eles (antiga diretoria) a contra gosto", declarou Eduardo.

Especulações sobre os desvios de dinheiro no DCE chegam a envolver a UNE, União Nacional dos Estudantes, entidade mãe que comanda o movimento estudantil em esfera nacional. Extra-oficialmente, há rumores de que a ex-presidente do DCE, Mídia Matos, teria doado a UNE R$ 5 mil, mas que na verdade esse dinheiro não chegou aos cofres certos. Ele teria sido entregue a um diretor que representa o Acre e a região Norte na entidade.

O jornal O Rio Branco apurou que há um recibo comprovando um depósito no valor de cinco mil reais para a UNE mas não conseguiu provas de que se tratasse ou não do dinheiro dos valores suspeitos de desvio. Com o relatório do contador acerca da prestação de contas, os coordenadores irão estudar a possibilidade de instaurar uma auditoria e um processo para que sejam penalizados os responsáveis pela ingerência financeira da diretoria anterior do DCE.