Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2001 > Janeiro > Ufac investe na qualificação de professores

Ufac investe na qualificação de professores

por petrolitano publicado 18/10/2011 11h36, última modificação 18/10/2011 11h36
Jornal O Rio Branco, 28.01.2001

Benjamin Zegarra
Colaborador

A Universidade Federal do Acre está investindo pesado na qualificação do seu corpo discente. A informação é do mestre em Comunicação Social Francisco Dandão. Segundo o porta-voz da Ufac, hoje 40 por cento dos professores da instituição são mestres, 20 por cento são doutores e os demais 40 por cento estão fazendo mestrado ou doutorado fora do Estado.

Segundo Dandão, o ensino universitário no Estado melhorou muito, dadas as exigências do próprio Ministério da Educação e das discussões sobre a extinção da Universidade, transformando o campus em um Instituto de Ensino Superior.

"Esse pesadelo acabou, mas temos que brigar para manter a qualidade. Os resultados são visíveis. A cada dia a instituição amplia o seu leque de oferta de cursos à comunidade, sempre preocupada com a qualidade do ensino oferecido. Os setores de extensão e pesquisa são dignos de elogio. As parcerias com outras instituições de ensino superior fora do Acre e até fora do país hoje são uma realidade e isso tem trazido para dentro da Ufac novos conhecimentos, métodos e têm aberto novos horizontes no campo da pesquisa e da qualificação científica para a comunidade," declara Dandão.

Campus de Cruzeiro do Sul

A universidade está construindo seu próprio campus em Cruzeiro do Sul. Segundo Dandão, haverá também aumento de cursos, de modo que a comunidade do interior do Estado não terá mais que mudar de sua cidade para ter acesso ao ensino superior.

O investimento da construção é de R$ 400 mil e, de acordo com o porta-voz da Ufac, esse espaço físico servirá para abrigar os dois cursos já existentes na cidade. As chances de criação de novos cursos no Vale do Juruá estão sendo estudadas pela Reitoria, mas ainda não há nada de concreto, apenas pedidos da classe política e intenções do reitor de ampliar os cursos oferecidos pela instituição em todo o interior do Estado.