Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2001 > Julho > Inscrições do Pré-Vestibular da Cidadania abrem dia 16

Inscrições do Pré-Vestibular da Cidadania abrem dia 16

por petrolitano publicado 08/11/2011 15h23, última modificação 08/11/2011 15h23
Jornal A Tribuna, 10.07.2001

As inscrições para o pré-vestibular da Cidadania, curso preparatório oferecido aos jovens de famílias carentes pela Prefeitura de Rio Branco e Diretório Central dos Estudantes (DCE), serão abertas no próximo dia 16. As aulas nos quatro núcleos, criados com o objetivo de democratizar o ensino, iniciam no dia 23 de julho.

A aula inaugural vai acontecer no Teatro Plácido de Castro. Os interessados devem fazer as inscrições, no horário das 9h às 15h, nas Escolas Pimentel Gomes, no bairro São Francisco, Escola Municipal Luíza Carneiro Dantas, no 2º Distrito, Escola Municipal Juvenal Antunes, no Calafate, e no bairro Sobral, na Escola Francisco de Paula.

O candidato precisa comprovar que reside no bairro, renda mínima, certificado de conclusão ou de estar concluindo o ensino médio. O presidente do DCE e coordenador-geral do pré-vestibular, Eduardo Carneiro, disse que o prazo para inscrição encerra no dia 19.

Ele acredita que a procura vai superar todas as expectativas. O convênio firmado entre prefeitura e a entidade representativa dos estudantes universitários definiu em 400 o número de vagas. As aulas serão ministradas por acadêmicos que estão concluindo o curso na instituição de nível superior.

Cada um dos 32 professores selecionados pela coordenação dos cursos receberá um salário mínimo, R$ 180, pelas quatro horas semanais dadas. O pré-vestibular da Cidadania vai pagar pela hora/aula, R$ 11. O aluno, que terá acesso gratuito ao material apostilado, vai pagar uma pequena taxa, fixada em R$ 10 por mês.

O curso terá cinco meses de duração. De acordo com pesquisas da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve) mais de 70% dos acadêmicos fizeram algum cursinho antes de ingressar na instituição. A menor mensalidade cobrada pelos cursinhos em Rio Branco é R$ 130. A maioria dos alunos da rede pública de ensino não tem condições financeiras para freqüentar um curso preparatório.