Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2001 > Julho > Mudança global
conteúdo

Mudança global

por petrolitano publicado 08/11/2011 15h15, última modificação 08/11/2011 15h15
Jornal Página 20, 04.07.2001

Pesquisador da Ufac participa esta semana de conferência científica internacional na Holanda

Doutor em Ciências Físico-matemáticas o pesquisador Alejandro Fonseca Duarte, do Setor de Estudos de Uso da Terra e Mudanças Globais do Parque Zoobotânico da Universidade Federal do Acre (Ufac), estará no período de 6 a 15 deste mês em Amsterdã, capital da Holanda, para participar de uma Conferência Científica Internacional sobre Mudanças Globais, promovida por um grupo de entidades de vários países.

Alejandro explica que o evento surge pela necessidade de reconhecer os desafios de um planeta Terra mutante. De acordo com o pesquisador, “muitas instituições individualmente e formando redes de colaboração vêm trabalhando para descrever e compreender os processos de interação biológica, física e química que regulam o ‘Sistema Terra’, ambiente onde reina a vida e que recebe marcadas influências das ações do homem. A conferência aumentará os laços de colaboração e intercâmbio entre instituições e países”.

Especificamente, três são os principais objetivos da conferência: apresentar a vasta riqueza de pesquisas que contribuem e apoiam os programas internacionais; apontar os caminhos para as próximas décadas da Ciência do Sistema Terra; e apresentar os resultados das pesquisas sobre mudanças climáticas nas últimas décadas.

Troca de experiências

Para Alejandro, essa conferência se constitui numa via de mão dupla para o Acre, no tocante aos conhecimentos e às discussões que serão levadas a efeito.

“Há uma necessidade de se inserir cada vez mais no contexto global, onde a Amazônia é muito importante. Mesmo que o Acre não tivesse uma representação, lá se falaria dele, da Amazônia e do desflorestamento. O Acre não escutaria o que se fala sobre ele, nem poderia mostrar com sua voz os primeiros passos que tem conseguido dar através da colaboração nacional e internacional nos estudos sobre qualidade do ar, radiação solar e meteorologia local”, afirmou.

“Além disso, não se pode perder a oportunidade de se fazer presente num momento desses. De lá nós certamente vamos trazer a imagem da semelhança ou da diferença entre as nossas condições ambientais e as dos outros, preocupados com o desenvolvimento e os efeitos do homem sobre a natureza, que influenciam nas mudanças globais. Teremos, também, conhecimento de métodos, interpretações, previsões futuras e demais formas de abordagem, bem como a visão dos resultados obtidos por diferentes grupos de pesquisa em todo o mundo. Com isso, haverá maior possibilidade de cooperação e entendimento mútuos”, concluiu.