Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2001 > Julho > Ufac mostra trabalhos no I Encontro de Educação Ambiental

Ufac mostra trabalhos no I Encontro de Educação Ambiental

por petrolitano publicado 08/11/2011 15h19, última modificação 08/11/2011 15h19
Jornal Página 20, 05.07.2001

Fundo Mundial para a Natureza (WWF) e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) promovem esta semana (5 e 6), em Porto Velho, o I Encontro Regional de Educação Ambiental na Amazônia – Pólo Acre e Rondônia, reunindo professores, estudantes e pesquisadores dos dois estados.

A idéia de realizar um evento dessa envergadura, de acordo com os organizadores, é de se começar a construir conhecimentos sobre a região amazônica, “com base na observação de processos que possam oferecer uma visão mais complexa deste bioma, exercitando a investigação e a construção da cidadania”.

A Universidade Federal do Acre (Ufac) vai participar do encontro com 21 trabalhos. Confira abaixo a relação de títulos e autores.

Sistemas agroflorestais, alternativas para o desenvolvimento sustentável no ensino do Acre – Experiência na Reserva Extrativista Chico Mendes – Alexandre de Oliveira Franco.

. Percepção dos madeireiros do município de Rio Branco quanto a exploração da madeira – Ana Lúcia de L. Maia, Jilene Ribeiro Soares, Murilena Pinheiro de Almeida, Rudson Maia de Souza e Clefa Taumaturgo de Souza.

. Educação ambiental – do cartesianismo à sustentabilidade: uma mudança de paradigma - Andréa Regina da Conceição Teixeira.

. Os impactos sócio-ambientais provocados pela Estrada AC-90 – Antônio Francisco da Silva de Lima, Murilena Pinheiro de Almeida, Antônio Vladimir da Silva Barbosa, Maria Antônia Almeida Zabala e Jailene Ribeiro Soares.

. O etnoconhecimento no ensino fundamental – Arminda Tibúrcio da Silva, Gleyson Souza dos Santos, Murilena Pinheiro de Almeida e Jailene Ribeiro Soares.

. Atividades de educação ambiental desenvolvidas pelos órgãos ambientalistas em escolas municipais – Cleifa Taumaturgo de Souza, Ana Lúcia de L. Maia, Rudson Maia de Souza, Jailene Ribeiro Soares e Murilena Pinheiro de Almeida.

. Visitas orientadas em trilhas interpretativas – Cristina Boaventura.

. Difusão de conhecimentos/Capacitação de professores – Cristina Boaventura.

. Projeto Saúde Ambiental – Cristina Boaventura.

. Educação agroflorestal para uma mudança no uso da terra com bases sustentáveis – Cristina Boaventura.

Conceitos de proteção, conservação e preservação do meio ambiente na concepção de professores do Ensino Fundamental – Cleiton Holanda de Brito, Murilena Pinheiro de Almeida e Jailene Ribeiro Soares.

. Os impactos ambientais provocados pelas formas de ocupação na Reserva Extrativista Chico Mendes – Elisandra Moreira de Lira e José Alves Costa.

. As condições de moradia e os impactos sócio-ambentais na cidade de Rio Branco-Acre – Eliseu de Souza Abreu e Maria de Jesus Morais.

. O que é preservar a natureza na concepção dos alunos do Ensino Fundamental – Ellen Pontes Silva, Milena Gonçalves Sales, Jailene Ribeiro Soares e Murilena Pinheiro de Almeida.

. A educação ambiental no ensino da Geografia em Rio Branco/Ac – Irla de Oliveira Vidal, Karine Diógenes da Costa, Jailene Ribeiro Soares e Murilena Pinheiro de Almeida.

. O conceito de ambiente dos alunos do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Acre – Juceli Nogueira Mendonça, Marília Nair Silva de Oliveira e Murilena Pinheiro de Almeida.

. Análise da germinação de sementes de pupunheira (Bactris gasipaes) em substratos diferentes – Jucilene Cavali, Selva Eulana Santos Gomes, Cledison Sobrinho e Edson Ferreira de Carvalho.

. Projeto de colonização Quixadá – Utilização das terras e impactos ambientais – Maria José do Carmo Maia e Adailton de Souza Galvão.

. Conciliar conservação e uso dos recursos naturais nos assentamentos humanos rurais – Roberto Franca Silva e Murilena Pinheiro de Almeida.

. Levantamento etnobotânico no bairro Taquari na cidade de Rio Branco – Renêr Luciana de O. Maia, Cristiane Soares da Silva, Marcos Lázaro Areal, Murilena Pinheiro de Almeida e Jailene Ribeiro Soares.

. Os conceitos ecológicos no Ensino Médio – Waldenira Gomes Palheta, Luena Taumaturgo Medeiros, Graciete Meireles Lima Menezes, Murilena Pinheiro de Almeida e Jailene Ribeiro Soares.