Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2001 > Junho > Beber, fumar, comer e ficar doente
conteúdo

Beber, fumar, comer e ficar doente

por petrolitano publicado 07/11/2011 16h47, última modificação 07/11/2011 16h47
Jornal Página 20, 07.06.2001

Raimundo F. de Souza


Segundo os entendidos no esporte etílico, uma das fases críticas do biriteiro é quando ele começa a transferir o vício para os outros - “coitado do meu vizinho, só vive manguaçado”. A outra são as desculpas corriqueiras (por exemplo, se alguém pergunta se ele bebe: “bebo socialmente”, ou “bebo algumas para relaxar”, ou “bebo somente vinho”, ou “bebo somente em ocasiões especiais” ou, ainda, “bebo muito pouco e já estou pensando em parar” e por ai vai...).

De acordo com os conselhos de especialistas ligados ao Centro de Controle de Doenças (CCD), não devemos exceder uma taça de vinho por dia. No entanto, por ser difícil controlar essa dieta, principalmente quem já ingeriu algumas taças diárias e gostou, o Centro de Pesquisa e Invenções de Lábrea (CPI/La) criou e patenteou uma formula que está surtindo bons resultados: 1t X 30d = 30t, ou seja, o cidadão fica em abstinência total durante trinta dias, depois compra uma carne boa, acende a churrasqueira e toma um pifão com as trinta taças acumuladas. Essa é a maneira de se tomar um porre fazendo dieta. 

Em certo sentido, cada um de nós está ligado a uma espécie de bomba-relógio. Enquanto comemos, dormimos, pensamos e trabalhamos, nossas células continuam se multiplicando de forma contínua. No entanto, com o decorrer do tempo, a maioria delas apresenta alguma debilidade e morre ou é eliminada, mas outras podem sobreviver. Esse controle é realizado naturalmente, para manter a estrutura corporal. No entanto, com o correr dos anos, algumas células vão cessando o ritmo de reprodução e o corpo humano vai envelhecendo e ficando mais susceptível a contrair doenças e se curar.

A ingestão de bebidas alcoólicas em excesso, bem como a nicotina e o alcatrão do cigarro, concorre diretamente para acelerar a degeneração das células e também influencia no descontrole da reprodução, causando mutações e aberrações nas células, alterações que fazem aumentar o risco do aparecimento de tumores malignos e do câncer.

Quanto ao álcool, os indivíduos que se predispõem a beber constantemente, além da degeneração moral, que afeta as atividades profissionais, sociais, não-participação em atividades de lazer que não incluam o consumo de bebidas, o relacionamento familiar entre outros, há ainda o perigo da dependência, desvio de personalidade, depressão, tensão nervosa, ansiedade, intoxicação e por aí vai.

Quanto ao cigarro, somente para citar algumas doenças, ele é responsável pelo aparecimento de problemas cardiovasculares, coronários, doença pulmonar, câncer no pulmão, doença na cavidade oral, no útero, no esôfago, na bexiga, nos rins, infecções respiratórias e pelo nascimento de recém-nascido com baixo peso.

Segundo as recomendações médicas, para se levar uma vida saudável, embora ainda se continue um indivíduo mortal, faz-se necessário habituar-se e cumprir os seguintes mandamentos: 1 - ter uma alimentação saudável, evitando carne vermelha e incluindo vegetais como parte de todas as refeições, preferindo arroz integral, frutas frescas, pão integral etc.; 2 - praticar exercícios físicos por pelo menos 30 minutos diários, não importando a modalidade; 3 - ingerir não mais do que uma taça de bebida alcoólica por dia, de preferência vinho; 4 - manter sempre um peso saudável; 5 - não fumar; e 6 - proteger-se contra queimaduras de sol, evitando o sol direto entre 10 e 16 horas. Quando não for possível, usar chapéus, mangas compridas e, nas superfícies descobertas, protetor solar de acordo com a pele.

Para melhorar a qualidade de vida, essa é a receita. Largando os vícios, cumprindo a dieta, exercitando-se, livrando-se dos atropelamentos, das balas pedidas, ficando comportado no momento do assalto à mão armada e conseguindo sobreviver com o salário vigente, a longevidade está garantida.

Artigo dedicado a A. C. Rapadura e L. Cabriúva.