Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2001 > Junho > Biodiversidade será discutida em seminário

Biodiversidade será discutida em seminário

por petrolitano publicado 07/11/2011 16h04, última modificação 07/11/2011 16h04
Jornal A Gazeta, 05.06.2001

Concita Cardoso
Editora-assistente

Como parte da programação da Semana do Meio Ambiente que teve início ontem e se estende até sexta-feira, o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama/Ac) irá promover durante todo o dia de hoje no Anfiteatro Garibaldi Brasil, localizado na Universidade Federal do Acre (Ufac), o I Seminário: Valoração da Biodiversidade.

O seminário tem como objetivo fomentar a discussão, mediante a crescente demanda por parte dos gestores públicos e privados, estudantes e profissionais da área ambiental, de desconhecimento na área de valoração econômica ambiental e conservação da biodiversidade que, atualmente, é entendida como fundamental para o processo de desenvolvimento da humanidade.

A ampliação do debate acerca das relações entre as instituições públicas e Organizações Não Governamentais ambientais, com a perspectiva de discutir a valoração da biodiversidade, sob a ótica da Economia Ambiental, bem como as dificuldades relativas ao Crescimento Econômico e Proteção Ambiental, será comandado pelo professor, doutor José Aroudo Mota da Universidade de Brasília (UnB).

Será também abordado durante o seminário a consciência do valor intrínseco da Convenção Internacional sobre a Biodiversidade Biológica, ratificada no Brasil pelo Decreto Legislativo de fevereiro de 1994, desdobrada em valor ecológico, genético, social, econômico, científico, educacional, cultural, recreativo e estético.

Responsável pela implementação dessa convenção, o Ministério do Meio Ambiente, inicia as ações de disseminação da prática de “valorização econômica dos recursos ambientais”, em particular aqueles associados à diversidade biológica brasileira.

De acordo com a assessoria de imprensa do Ibama/AC além do seminário Valoração da Biodiversidade, o segundo evento previsto pelo órgão é uma Conferência Pública com o tema “Um dia de Equilíbrio, Você, o Ibama e o Meio Ambiente”, que será aberto a população e estudantes. Na oportunidade, serão debatidos diversos temas como a relação do órgão com a sociedade e da sociedade com o meio ambiente e a legislação vigente.

Durante toda a semana os órgãos que trabalham com a questão ambiental como a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Ministérios Públicos Federal e Estadual, trabalharão com programações paralelas chamando a atenção para os problemas do meio ambiente.