Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2001 > Junho > Flaviano Melo cria o vestibular da cidadania

Flaviano Melo cria o vestibular da cidadania

por petrolitano publicado 07/11/2011 17h30, última modificação 07/11/2011 17h30
Jornal O Rio Branco, 28.06.2001

Terminar o ensino médio e ingressar logo depois na faculdade é o sonho de milhares de jovens, mas a decepção chega para a maioria com o resultado do vestibular. A concorrência pelas vagas que não aumentam na mesma proporção que o número de candidatos, privilegia os estudantes de cursinhos pré-vestibular, que além dos conhecimentos gerais também orientam seus alunos para os macetes do concurso. O grupo que se forma nas escolas públicas e não têm dinheiro para se matricular nos cursinhos acaba ficando para trás.

A Prefeitura de Rio Branco, em parceria com o Diretório Central dos Estudantes (DCE), pretende mudar essa realidade e para isso deve assinar um convênio que cria o Vestibular da Cidadania, oferecendo 400 vagas para o curso pré-vestibular que terá duração de 5 meses. Os alunos que estão concluindo o ensino médio em escolas públicas ou que já concluíram são beneficiados com o projeto. A secretária municipal de Educação e Cultura, Raimunda El-Shawwa afirmou que o convênio assegura cidadania aos estudantes. A previsão é que as aulas iniciem no dia 23 de julho.

De acordo com pesquisas do DCE, cerca de 70% dos acadêmicos no Acre fizeram algum cursinho antes de ingressar na instituição. "Os alunos das escolas públicas ficam à margem de uma educação superior e quem sai da escola pública não pode pagar esses cursos preparatórios", disse Raimunda El-Shawwa.

A menor mensalidade cobrada pelas escolas particulares em Rio Branco é R$ 130,00. O vestibular, segundo ela, confirma a educação como prioridades da gestão municipal.

"O DCE oferece um cursinho alternativo, mas sem muita estrutura. Então vieram até o prefeito que entendeu a situação, até mesmo porque a Educação na avaliação do prefeito Flaviano Melo é uma questão de cidadania", acrescentou.

As aulas irão acontecer em quatro diferentes pólos de Rio Branco - 2º Distrito, bairro São Francisco, Calafate e Tancredo Neves. O estudante terá que comprovar que está concluindo ou concluiu o 2º Grau e que não tem condições de pagar um cursinho. A Semec vai pagar uma bolsa aos professores do Vestibular da Cidadania e todo o material didático. "Com isso o prefeito contribui com a democratização do ensino, preparando uma mão-de-obra especializada para o mercado de trabalho", concluiu El-Shawwa.