Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2001 > Junho > Historiador acreano defende tese de doutorado sobre as relações no Vale do Juruá

por petrolitano publicado 07/11/2011 16h02, última modificação 07/11/2011 16h02
Jornal Pagina 20, 03.06.2001

O professor universitário e historiador Gerson Rodrigues de Albuquerque apresentou no último dia 28 a tese de doutorado intitulada “Espaço, Cultura, Trabalho e Violência no Vale do Juruá - Acre” à banca examinadora de cinco professores, sendo aprovado com louvor e média 10.

A tese, sob a orientação da também doutora Maria Antonieta Martines Antonacci, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, levou cinco anos para ser concluída. O trabalho observa as relações nos municípios de Tarauacá, Feijó e Cruzeiro do Sul, sendo este último enfatizado.

Segundo o doutor, a tese tem como centro as relações culturais do homem, enraizadas na intersubjetividade com a floresta e os conflitos com os patrões e com a lei de crimes ambientais.

“Com base nesse trabalho, estamos propondo a rediscussão com o Estado - aí me refiro aos governos federal, estadual e municipal - de um novo ordenamento jurídico a ser apresentado à sociedade. Hoje, quando se fala em crime ambiental, olha-se apenas para a fauna e a flora e nunca para o homem. A grande temática da minha tese discute as relações de exploração”, argumenta