Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2001 > Junho > Perigo Exame comprova coliformes fecais em açaí vendido nas ruas da cidade
conteúdo

Perigo Exame comprova coliformes fecais em açaí vendido nas ruas da cidade

por petrolitano publicado 07/11/2011 17h24, última modificação 07/11/2011 17h24
Jornal Página 20, 27.06.2001

O açaí consumido in natura pode ser sinônimo de risco à saúde humana. A conclusão é do Setor de Microbiologia da Unidade de Tecnologia de Alimentos, órgão ligado à Universidade Federal do Acre (Ufac). Os técnicos coletaram amostras em vários pontos de venda espalhados pela cidade e através de análises laboratoriais concluíram que o açaí tradicionalmente comercializado nas ruas da capital possui coliformes fecais bem acima do tolerado pelo Ministério da Saúde.

Os exames comprovam que a contaminação acontece durante o preparo do "vinho" ou suco do açaí. Em contato direto com as mãos e outras partes do corpo do preparador, o produto dilui a sujeira acumulada e os coliformes passam ao açaí. Resistentes à fervura, as bactérias podem causar infecções intestinais médias ou graves, dependendo da quantidade ingerida, ao organismo humano.

A chefe da equipe que coordenou a pesquisa, Sídia Marques, quer propor o acompanhamento da Vigilância Sanitária no processo de fabricação do suco nos principais fornecedores para os pontos de venda da cidade. "Ou então", diz ela, "que se forneçam cursos de aperfeiçoamento para esses fabricantes, já que sabemos que a maioria é de colonos que retiram da vendagem do açaí a principal fonte de renda. De uma forma ou de outra, queremos que se aperfeiçoe o processo de fabricação, porque a população não pode mais ficar consumindo produtos com coliformes fecais, por um lado, nem os colonos sem sua fonte de renda familiar, por outro".

Sucesso - De sabor exótico e com grande variedade e quantidade de quantidade de nutrientes, em que se destaca o ferro, o açaí ganhou o mercado mundial no final de 99, ganhando fama de energético natural. Atualmente, no mercado acreano e no resto do país, pós, chás e iogurtes "made in Brazil" são comercializados a preços variados, oriundos de um produto que há poucos anos era apreciado apenas nas colônias e seringais acreanos, misturado com farinha de mandioca.

A revelação do Departamento de Microbiologia da Ufac pode ter vários efeitos no consumo do produto em níveis locais. Alguns vendedores alegam que a forma de preparo da bebida é a mesma de centenas de anos e que, mesmo assim, ninguém teria "se queixado até hoje". Por outro lado, o Ministério da Saúde adverte que a presença de coliformes fecais no intestino humano pode causar sérios problemas no sistema digestivo, sendo preâmbulo para diversas doenças.