Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2001 > Junho > Professor ganha bolsa e vai conhecer a França

Professor ganha bolsa e vai conhecer a França

por petrolitano publicado 07/11/2011 16h47, última modificação 07/11/2011 16h47
Jornal Página 20, 07.06.2001

Carlos Alberto da Silva Filho, professor de Francês da escola José Rodrigues Leite (antiga Etca), vai realizar um sonho de milhões de brasileiros: conhecer a Franca, um dos lugares mais belos e ricos do planeta. Ele foi contemplado com uma bolsa intermediada pela Associação dos Professores de Francês do Acre, que inclui curso, estadia, alimentação e atividades culturais naquele país. No próximo mês de julho, o educador embarca para a cidade de Grenoble, onde participará de vários estágios que certamente irão enriquecê-lo cultural e profissionalmente.

Depois de uma longa temporada longe das atividades, a Associação dos Professores de Francês do Acre retomou suas funções no ano passado, com a posse da professora-doutora Lindinalva Messias Chaves, do Departamento de Letras da Ufac, como presidente. A entidade reúne mais de vinte membros, entre estudantes do curso de Letras/Francês da Ufac e professores de língua francesa no ensino médio e superior em todo o Estado. Mesmo funcionando com dificuldades, já conseguiu algumas vitórias, como a obtenção de duas bolsas para estágio na França - em 2000, a agraciada foi a professora Eliete Alves de Lima, que participou do estágio “Conhecimento da França”.

Antes do início do estágio na cidade escolhida, os 40 bolsistas brasileiros, selecionados pela Federação Brasileira dos Professores de Francês, participarão de um curso de quatro dias em Paris, no qual terão oportunidade de conhecer os aspectos sociais, econômicos, turísticos e culturais da capital francesa.

Com exceção das passagens, todas as despesas com o estagiário são cobertas pela bolsa. O diretor da escola José Rodrigues Leite e a professora Lindinalva Messias, presidente da Associação, estão negociando, junto à Secretaria de Estado de Educação (SEE), o patrocínio da viagem de ida e volta do professor. O secretário de Educação Arnóbio Marques tem se mostrado sensível à solicitação.