Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2001 > Junho > Servidores da Ufac decidem amanhã se fazem greve

Servidores da Ufac decidem amanhã se fazem greve

por petrolitano publicado 07/11/2011 16h03, última modificação 07/11/2011 16h03
Jornal O Rio Branco, 05.06.2001

Diva Albuquerque

Servidores da Universidade Federal do Acre (Ufac) decidem amanhã, em assembléia, se participam do movimento nacional de greve que está sendo costurado pela comissão sindical organizadora da paralisação.

A discussão na universidade será realizada no anfiteatro Garibaldi Brasil, às 9 horas da manhã, conforme informou o presidente do Sindicato dos Servidores em Terceiro Grau do Estado (Sintest), Dário Lopes.

Dário enfatizou que a adesão à greve só sairá com a concordância da maioria dos participantes da assembléia, sendo que as chances de os servidores votarem pela não-paralisação são mínimas, devido à crescente insatisfação dos funcionários públicos com o governo federal.

Uma reunião entre representantes sindicais e a equipe do governo acontece hoje à noite em Brasília, quando devem ser posas em pauta as reivindicações da categoria. O resultado da reunião servirá como subsídio para as discussões na assembléia desta quarta-feira.

“Houve uma proposta do governo federal em conceder gratificação de 167% do salário-base para os servidores ativos, sem que o benefício fosse estendido aos inativos. A proposta não deve ser aceita, até porque isso seria uma estratégia para desmoralizar a campanha nacional de greve, explicou Dário.

Os servidores públicos federais não recebam aumento salarial há pelo menos seis anos. Durante esse período alguns movimentos foram organizados, incluindo uma greve de cinqüenta dias em setores federais, entre eles a universidade. Com poucos avanços obtidos, os servidores voltam a se organizar em todo o país para uma nova paralisação.

Quando à adesão ao movimento, de acordo com o sindicalista, apenas um pequeno número de universidades não declarou interesse em participar. Uma das razões para isso está na falta de mobilização, problema não constatado no Acre.