Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2001 > Maio > Coordenadores e monitores do Pronera realizam treinamento na Ufac

Coordenadores e monitores do Pronera realizam treinamento na Ufac

por petrolitano publicado 01/11/2011 11h25, última modificação 01/11/2011 11h25
Jornal O Rio Branco, 16.05.2001

Coordenadores e monitores do Pronera - Programa voltado para redução do índice de analfabetismo nos projetos de assentamentos do Incra, participaram na manhã de ontem da abertura dos trabalhos de treinamento que serão realizados no Campus da Universidade Federal do Acre (UFAC) até o próximo dia 26 de maio.

Entre as autoridades presentes estavam o reitor da Universidade Federal do Acre (UFAC) Jonas Filho, o superintendente do Incra, Aldenor Fernandes, além da coordenadora estadual do programa no Acre, professora Maria do Carmo. A importância do Pronera para os assentados no Acre foi considerado ponto comum entre eles.

O PRONERA pretende alfabetizar em uma primeira fase 1800 jovens e adultos que vivem em sete projetos de assentamento do Incra localizado em cinco municípios acreanos (Rio Branco, Capixaba, Plácido de Castro, Porto Acre e Acrelândia). De acordo com a assessoria do Incra o programa é recomendado pelo Ministério da Reforma Agrária como meios para desenvolver a cidadania junto aos assentados e, consequentemente, a melhoria de vida dos assentados.

"O Programa de alfabetização de assentado pode ser classificado como um processo básico para absorção de tecnologia que a nova reforma agrária procura levar aos assentados", declarou Aldenor Fernandes, do Incra.

A coordenadora do Pronera Maria do Carmo informou que vem trabalhando desde o final do ano passado no programa e após um sério processo de seleção iriam treinar mais de 100 monitores e coordenadores que iriam trabalhar no projeto sobre a orientação de 13 professores e 14 estagiários da Ufac.

O convênio firmado entre a universidade e o Incra tem valor o de R$ 675.000,00. São também parceiros na implantação do Pronera a secretaria Estadual de Educação, a SEATER, FETACRE, CPT, sindicato dos trabalhadores rurais, CNS, SIMPASA, CTA, SENAI E COOPERAGRO.