Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2001 > Março > Acre sedia congresso de paleontologia

Acre sedia congresso de paleontologia

por petrolitano publicado 27/10/2011 10h44, última modificação 27/10/2011 10h44
Jornal A Tribuna, 30.03.2001

Os melhores cérebros da paleontologia mundial estarão no Acre no próximo mês de agosto. Matti Rasanen, geólogo finlandês; Jonh Lundberg, do departamento de ciências naturais da Universidade da Filadélfia (EUA); Edgard Latrubesse, da Universidade Federal de Goiás; Richard Madden, do departamento de biologia e anatomia da Universidade de Medicina de Duke (EUA); Alceu Ranzi, da Universidade Federal do Acre, estarão debatendo variados temas no l7º Congresso Brasileiro de Paleontologia, de 5 a 9 de agosto no anfiteatro Garibaldi Brasil, no campus da Ufac.

No primeiro dia, Alceu Ranzi ministra palestra com o tema "histórico da paleontologia na Amazônia Ocidental". No dia seguinte, 6 de agosto, Richard Madden fala sobre "mamíferos fósseis como evidências climáticas".

No dia 7, haverá mesa-redonda. O assunto em discussão será "Origem, revolução, Paleoambiente e Paleofauna das Bacias Sedimentares do Oeste da América do Sul". Os debatedores serão Matti Rasanen, John Lundberg e Edgardo Latrubesse. A mediadora será Dilce de Fátima Rosseti, do departamento de ecologia do Museu Paraense Emilio Goeldi (PA).

No último dia, a palestra será proferida pelo diretor do museu, Emilio Goeldi, Peter Mann de Toledo. O tema será "paleontologia, biodiversidade e conservação da Amazônia".

Programação rica

A programação do congresso é muito variada e rica. Além das palestras e debates, cientistas e estudantes estarão realizando pesquisas em vários sítios arqueológicos do Acre. No dia l0 de agosto, o grupo estará no sítio Niterói, a 20 quilômetros de Rio Branco. No dia ll, os estudos serão realizados no sítio Cachoeira Bandeira, no rio Acre, na fronteira do Brasil com a Bolívia.