Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2001 > Março > Curso de Agronomia faz experimentos em Unidade Agroecológica

Curso de Agronomia faz experimentos em Unidade Agroecológica

por petrolitano publicado 21/10/2011 11h12, última modificação 21/10/2011 11h12
Jornal O Rio Branco, 11/03/2001

* Flavia Domingues

Um laboratório  ao ar livre com cerca de 5 hectares, onde se pode verificar na prática  o manejo de culturas, doenças e experimentos com o meio ambiente. Esse e um dos objetivos que está sendo posto em prática há um ano pelo alunos de curso de Agronomia no programa “Unidade Agroecológica de produção  do Departamento  de Ciências Agrárias”.

O projeto  está sendo desenvolvido  através do PET -  Programa  Especial de Treinamento, experimento que tem a frente  o professor Edson Carvalho que orienta  cerca de 20 alunos  do último ano do curso  de Agronomia.

Considerado  com um laboratório ao ar livre, o projeto funciona como  trabalho de extensão  e treinamento  dos alunos que lidam com a realidade. “Queremos  montar  uma espécie de fazendinha onde mostras  da fauna e da flora regional  serão representadas. O importante desse experimento  é ter o contato  com os problemas reais do dia-a-dia relacionados a agricultura   e suas doenças em geral,  assim como os outros  componentes  da biodiversidade local”, explica o pesquisador.

Um exemplo  que Edson  cita como experimento prático   é a reprodução  da praga conhecida como o nome de Sinatoka  que ataca bananais  afetando a produção e a economia. Os resultados dos experimentos, controles de pragas e doenças conforme o grau de importância serão posteriormente repassado aos pequenos agricultores como parte do trabalho de extensão  do curso de  Agronomia.

Em breve  também se introduzirá  a criação de pequenos animais  como galinhas, porcos, cabras, ovelhas  entre outros  animais para também  se realizar observações e experimentos que poderão  ser repassados aos pequenos produtores.

O trabalho que está sendo desenvolvido pelo PET funciona  com recursos  aprovado pelo  MEC  através da Secretaria de Ensino Superior oferecendo bolsas de estudos  no valor de R$ 240,00 aos alunos participantes.

Muitos dos alunos que passaram pelo PET hoje fazem doutorado ou mestrado na USP, Universidade  de Lavras  e Viçosa em Minas Gerais.