Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2001 > Março > DCE organiza trote social para receber calouros da Ufac

DCE organiza trote social para receber calouros da Ufac

por petrolitano publicado 27/10/2011 09h53, última modificação 27/10/2011 09h53
Jornal O Rio Branco, 16.03.2001

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Ufac decidiu organizar um trote social para receber os alunos calouros que começam a estudar na universidade a partir da próxima semana.

A idéia da atual diretoria é afastar o conceito de violência nos trotes, plantado a partir da morte de um estudante de medicina da Universidade de São Paulo (USP) há pouco mais de um ano, desenvolvendo um sentido de integração e cidadania.

O trote deste ano será pautado por uma programação social que deve arrecadar alimentos e dinheiro, além de desencavar o sentido de cidadania por meio de uma gincana na qual o estudante, junto com os veteranos do curso, vai cumprir tarefas que devem desenvolver o sentido de integração entre universitário e universidade.

O presidente do DCE, Eduardo Carneiro, declarou a O Rio Branco que houve, a princípio, uma resistência por parte da reitoria em relação ao trote, mas depois que a idéia foi aprovada pelos departamentos, acabou sendo aceita pela administração da Ufac.

A programação para os calouros começa nesta segunda-feira, dia 19, com a aula inaugural, a ser ministrada provavelmente pelo reitor Jonas Filho. A partir daí, os Centros Acadêmicos, em sintonia com o DCE, vão realizar a programação organizada. O final das atividades deve ocorrer com uma festa no Mamão Café, no próximo sábado, segundo informações obtidas no DCE.

O dinheiro e os alimentos obtidos durante a semana do calouro serão entregues a entidades beneficentes. "O trote social será uma maneira inovadora de receber os calouros, mobilizando suas ações para algo que pudesse beneficiar a sociedade através das entidades mais carentes, de forma que desperte nos acadêmicos o dever que eles têm com a comunidade que os sustenta numa universidade pública", sustentou Educado Carneiro.

Restaurante universitário deve ser aberto no próximo mês

Apesar de Ter sua entrega anunciada para 45 dias após o início das obras, o restaurante universitário deve continuar fechado para reformas por todo este mês, com data prevista de conclusão apenas em abril.

O DCE justificou que a reitoria negociou a prorrogação do prazo alegando que o tempo não havia sido suficiente para a conclusão da obra, cujo valor orçamentário chega a mais de R$ 140 mil. O feriado de carnaval teria emperrado a continuidade dos trabalhos.

O fechamento do RU aconteceu pouco tempo depois do início da atual administração da Ufac, com o aparecimento de problemas de infecção intestinal provocados pela refeição fornecida. O restaurante universitário atende os alunos, professores e técnico-administrativos, somando, entre os beneficiados, mais de 400 pessoas.

Segundo Eduardo Carneiro, o prazo de tolerância para a entrega do RU será abril. A partir dessa data, o DCE passará a cobrar seu funcionamento. Caso isso não ocorra, uma grande manifestação será realizada em frente à reitoria, com a distribuição de um sopão e churrasco como forma de protesto, até que seja cumprido o prazo de tolerância.