Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2001 > Março > Espaço cultural

Espaço cultural

por petrolitano publicado 27/10/2011 10h15, última modificação 27/10/2011 10h15
Jornal Página 20, 23.03.2001

Raimundo F. de Souza

Distante do cotidiano das anomalias sociais - desonestidade, corrupção, hipocrisia, preconceito, injustiça, pobreza, violência entre outras -, desenvolve-se e convive-se harmoniosamente com a natureza, impulsionado pela poesia, música, cores, formas, beleza e magia, e ainda expressa sua visão criativa, sensual, crítica, colorida e muito bela sobre a dura realidade social.

É o mundo da arte, que através da criatividade, independente do estilo, tipo, suporte, técnica etc., consegue sintetizar e apresentar situações, detalhes, expressões, sons, realidades... que além de encantar quem tem olhos para ver, ainda pode alertar e denunciar fatos e/ou problemas sociais, que as próprias palavras e a grafia não conseguem descrever com tanta ênfase e exatidão.

Entre as facções sociais, das mais humildes às mais abastadas, dos ambientes mais sofisticados aos recantos mais desprovidos, o talento a e expressão artística se fazem presente, através de alguma atividade artística, imitando a vida, simbolizando as atividades sociais e fortalecendo a cultura.

O mundo imaginário apresentado pelos artistas, além de embelezar a vida, são importantes instrumentos para o resgate da memória, fontes de grande importância para aquisição de conhecimentos e registros indispensáveis para formação da cultura de um povo, e consequentemente sua identidade.

A Universidade Federal do Acre, através da Vice Reitoria e Pró-Reitoria de Extensão, organizou no andar térreo da Biblioteca Central, um espaço cultural, que já foi inaugurado dia 05 passado, com uma exposição de artes plásticas de artistas locais e pretende continuar como Salão Universitário de Arte, mantendo um calendário periódico de exposições variadas, onde a comunidade universitária, os estudantes da rede pública e a população em geral, poderão participar, discutir e apreciar o acervo artístico acreano.

Para os artistas locais esse ambiente abre uma perspectiva nova para mostrar seus trabalhos à apreciação pública, comercialização e criação do hábito em consumir esse tipo evento, principalmente as crianças, que desde cedo já poderão despertar para a atividade artística e desenvolverem seus sensos estético.

A galeria de artes na Biblioteca Central consiste em uma idéia interessante, pois, além do espaço aberto no âmbito universitário, reúne atividades afins na essência, no que se refere ao estudo, pesquisa e aquisição de conhecimento. Na verdade o acervo da Biblioteca não deveria ser composto apenas por material bibliográfico, mas sim, por uma variedade de outros suportes documentais para satisfazer as variadas necessidades dos usuários.

As amostras de obras de arte ligadas à Biblioteca não deixa de ser um desses suportes que vai oferecer uma valiosa colaboração ao usuário, principalmente sobre questões ligadas à historia e a cultura do povo acreano.

Esse espaço pretende manter exposições constantes de artes plásticas, poesias, documentários, memórias, artesanatos etc., podendo os contatos para agendamento das amostras ser feito na Biblioteca Central ou na Pró-Reitoria de Extensão.

E por falar sobre arte acreana, espaço cultural ou coisas do gênero, não poderia deixar de lembrar e lamentar a perca do nosso incansável e genial artista que como ninguém, de forma originalíssima, sob retratar a cultura e folclore seringueiro. Saudades de Hélio Melo.