Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2001 > Março > Estudantes gastam verba do DCE com vinho e festas

Estudantes gastam verba do DCE com vinho e festas

por petrolitano publicado 27/10/2011 10h47, última modificação 27/10/2011 10h47
Jornal A Tribuna, 28.03.2001

Dirigentes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal do Acre (Ufac) encaminham esta semana ao Ministério Público Federal, dossiê com supostas irregularidades financeiras praticadas pela administração anterior. No mesmo dia, protocolam ação no Juizado de Pequenas Causas exigindo que a diretoria passada devolva R$ 2 mil ao DCE. Segundo Efrain Ferraz, atual diretor-financeiro, os diretores gastaram o dinheiro em atividades tidas como culturais (o evento denominado Quarta Cultural), "mas que só tinha rock e vinho". "Cultura é outra coisa", diz Ferraz.

Há, segundo Almir Pagliarini, colaborador do DCE, evidência de gastos supérfluos na prestação de contas da gestão passada. "Supérfluos e suspeitos" , disse ele. O documento que será encaminhado ao MPF é composto de notas fiscais sem número do CPF dos pagadores e declarações sobre suposto desaparecimento de objetos do Diretório. A Tribuna não localizou o diretor-financeiro anterior, Aldo Júnior, para comentar as denúncias dos estudantes.

A administração passada, segundo Efrain Ferraz, teria arrecadado R$ 65 mil, "mas não fez nenhum benefício para os estudantes". A prestação de contas, diz ele, demorou oito meses para ser apresentada. Nela, consta uma transferência de R$ 8 mil da conta do DCE para outra até agora, conforme Ferraz, ainda não identificada. Além disso, foram gastos R$ 5 mil em fotocópias, quantia considerada alta pelos atuais diretores. Sempre de acordo Ferraz, foi feita uma doação de R$ 8 mil ainda não-esclarecida.

UFAC PÁRA HOJE

Servidores, professores e estudantes da Ufac paralisam hoje todas as suas atividades contra a proposta do presidente Fernando Henrique Cardoso, que prevê em projeto de lei a extinção do emprego público para professores, e pela reposição salarial de 74,48%. A concentração dos manifestantes será no Anfiteatro Garibaldi Brasil, a partir das 9 horas.