Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2001 > Março > Prefeitura contrata estagiários

Prefeitura contrata estagiários

por petrolitano publicado 27/10/2011 10h32, última modificação 27/10/2011 10h32
Jornal O Rio Branco, 27.03.2001

Um convênio firmado com o Centro Integrado Empresa Escola (CIEE) e a Universidade Federal do Acre (UFAC) está possibilitando a abertura do mercado de trabalho com a absorção de estudantes de nível superior na Prefeitura de Rio Branco. Cinco estudantes do Curso de Direito da UFAC começaram, esta semana, um estágio remunerado na Procuradoria Geral do Município, cuja duração é de dois anos.

Além de aprimorar os conhecimentos do processo ensino/aprendizagem dos futuros advogados, a Prefeitura está gerando empregos num mercado reconhecidamente limitado. Anualmente, a UFAC forma uma média de 40 novos advogados. A concorrência torna-se maior ainda com o retorno de recém-formados que saem para estudar fora do Estado.

"Com essa parceria, ganham os estudantes e ganha o município. O estágio permite que eles saíam do campo teórico e entrem, efetivamente, na prática", disse o procurador-geral do município, Gilson Pescador.

Em outros tempos, quando a cidade era menor, o município chegou a contar com 10 procuradores. Hoje, eles são apenas 6. A regularização fundiária que está sendo promovida e outras ações acatadas e propostas pelo município acumulou, nos últimos seis meses, 6 mil processos na Procuradoria Jurídica municipal.

"Aos estagiários compete promover a triagem dos processos de execução fiscal para a agilização da arrecadação dos tributos, organização, catalogação da legislação municipal e o acompanhamento de ações de novas obras, trabalhistas, etc. Com esse auxílio, nossos procuradores passam a ter tempo para análise de questões mais relevantes", garante o procurador chefe.

"Na universidade ainda não aprendi sequer a fazer uma petição ou análise de processo. Lá, a teoria absorve muito o nosso tempo. Trabalhando é que se aprende", disse Jocélia Soares da Silva, estudante do quinto período.

Durante os dois anos, cada estagiário vai receber R$ 400,00 de salário. O acompanhamento da assiduidade e do desempenho de cada um será feito pela Procuradoria que deverá encaminhar mensalmente um relatório à direção do CIEE. Uma performance negativa implica na quebra imediata do contrato com os estagiários.