Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2001 > Março > Servidores da Ufac podem sofrer cortes de 26% nos salários

Servidores da Ufac podem sofrer cortes de 26% nos salários

por petrolitano publicado 21/10/2011 10h24, última modificação 21/10/2011 10h24
Jornal O Rio Branco, 04/03/2001

Professores e técnicos administrativo da Universidade Federal do Acre (Ufac) foram surpreendidos essa semana com a ameaça de corte de vantagens nos salários em 26%, que correspondem a uma média de 1/3 do valor líquido dos vencimentos. Os cortes estão sendo analisados por auditores do governo federal.

Uma reunião marcada pelo reitor Jonas Filho com o presidente do Sintest, Dário Lopes e membros da Adufac na ultima quinta–feira à tarde serviu como primeiro passo para as discussões sobre o procedimentos a serem tomados. Uma segunda reunião deve acontecer no início da semana, segundo adiantou o presidente em exercício da Adufac, professor Raimundo Melo.

De acordo com a Adufac, os dois sindicatos vão conhecer o processo para averiguar se se trata apenas de um parecer do auditor ou uma medida provisória ou lei. A partir daí será verificado com cautela o que deve ser feito, havendo a possibilidade de recorrer a uma medida cautelar ou preventiva para impedir que a Instituição cumpra a determinação considerada por Raimundo Melo como absurda.

Pelo menos 500 servidores serão atingidos. Os cortes serão em cima de vantagem denominada de quinto salarial, valores incorporados nos salários dos servidores a cada cinco anos de serviço. "O mais grave além dos rumores sobre os cortes, especula-se, é a possibilidade de o governo cobrar os valores até então pagos ao servidores", acrescenta o professor.

Com a atual política do governo FHC, os servidores públicos federais têm perdido constantes batalhas trabalhistas. Sem estabilidade e com salários achatados há seis anos, eles acreditam que a ameaça de corte dos salários pode reduzir ainda mais os valores salariais. Informações dão conta que um professor universitário com Mestrado ganha menos que outras categorias de menor relevância no Brasil.