Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2001 > Março > Servidores públicos federais se mobilizam para uma paralisação dia 28
conteúdo

Servidores públicos federais se mobilizam para uma paralisação dia 28

por petrolitano publicado 21/10/2011 10h24, última modificação 21/10/2011 10h24
Jornal A Tribuna,06/03/2001

Cerca de 2.800 servidores públicos federais no Estado vão aderir a uma paralisação, neste próximo dia 28 de março, desencadeada em todo o País. O movimento é somente neste dia, ocasião que se comemora o Dia de Luta dos Servidores Públicos Federais e quer alertar o Governo para as más-condições de trabalho que se encontram esses funcionários.

Em 5 de abril também acontece uma marcha que pretende reunir 100 mil servidores em torno da esplanada dos ministérios, em Brasília.

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores do Ensino de Terceiro Grau do Acre (Sintest), que tem 1 mil filiados, todos servidores da Universidade Federal do Acre (Ufac), a paralisação não é mais do que uma resposta ao descaso do Governo Federal para com a categoria, "ultimamente massacrada por achatamentos salariais e desfavorecida por outros benefícios", ressalta o presidente do Sintest, Dário Lopes.

Na pauta de reivindicações, recém-entregue ao Ministério da Educação e Cultura (MEC), os trabalhadores exigem a reposição de percas salariais provocadas ao longo dos últimos três anos, carreira de regime único e ainda o pagamento imediato do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

UFAC DE GREVE

Como todos os anos, há sempre no início do ano letivo, rumores de que a Ufac vai entrar em greve.

As aulas estão previstas para começarem no dia 19 deste mês, mas, garante o Sintest, que se tiver de acontecer mesmo uma greve, ela será deflagrada somente na segunda quinzena de maio. "Há um indicativo para este período, mas somente isso, por enquanto", afirma Dário Lopes.