Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2001 > Março > Ufac: ano letivo inicia sem RU nem aula inaugural

Ufac: ano letivo inicia sem RU nem aula inaugural

por petrolitano publicado 27/10/2011 09h48, última modificação 27/10/2011 09h48
Jornal A Tribuna, 20.03.2001

As aulas da Universidade Federal do Acre (Ufac) começaram ontem, com o Restaurante Universitário (RU) fechado e sem a tradicional aula inaugural, ritual histórico que se constituiu numa política de todas as instituições de ensino superior espelhada pelo país.

A novidade deste ano está sendo o trote social, promovido pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) com extensa programação durante a semana inteira.

Quanto ao RU, fechado há dois meses, está sendo reconstruído pela firma M.M. Engenharia, que pediu um prazo até o dia 15 de abril para a entrega da obra.

"No nosso entendimento, isso não se constituirá em um problema à comunidade, porque depois de pronta a obra oferecerá total infra-estrutura, o que é muito importante", disse o reitor Jonas Filho.

A falta de professores no quadro também não preocupa. A opinião é unânime entre Reitoria e Associação dos Docentes (Adufac). Segundo o professor José Mastrângelo, da diretoria da Adufac, a ausência deles estaria ocorrendo por três razões: alguns cursos ainda não fizeram contratações, muitos docentes estão de férias e uma parcela considerável está ministrando cursos no interior. "Mas acredito que isso se resolva logo e, por enquanto, não causa prejuízos ao aluno."

O pró-reitor de Graduação, Mark Clark Assem, informa que aguarda apenas os prazos legais do Edital de concurso de professores substitutos, para efetuar novas contratações.

Ontem pela manhã, poucos alunos eram vistos nos pavilhões. Justamente, para evitar a ausência deles na primeira semana, que o DCE organiza uma gincana entre os dias 23 e 24 deste mês, na qual podem participar calouros de todos os cursos. O curso vencedor ganha um computador.

Na próxima sexta-feira, 23, acontece a festa do calouro, no Mamão Café e, no sábado, a divulgação da pontuação geral da Gincana.