Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2001 > Março > Universidade acreana qualifica servidores

Universidade acreana qualifica servidores

por petrolitano publicado 27/10/2011 10h43, última modificação 27/10/2011 10h43
Jornal Página 20, 30.03.2001

Investir na capacitação dos servidores vem sendo uma das principais bandeiras da nova administração da Universidade Federal do Acre (Ufac), que tem à frente o reitor Jonas Filho. Para confirmar essa prioridade, dois cursos com esse fim estão sendo desenvolvidos pela instituição desde o início deste mês, beneficiando uma clientela de mais de 40 funcionários.

Um deles é o Curso de Qualificação de Servidores do Restaurante Universitário, idealizado pela Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e pelo Departamento de Ciências Sociais, em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc) e a Secretaria de Estado de Saúde. Com carga horária prevista de 62 horas aulas, o treinamento teve início no último dia 5 e está sendo oferecido a uma clientela de 17 servidores do Restaurante Universitário.

O evento, que tem como coordenador o professor Pascoal Torres Muniz e subcoordenadora a economista doméstica Elza de Fátima Dias, ambos dos quadros da Ufac, objetiva aperfeiçoar os servidores evolvidos, possibilitando a eles prestar um melhor atendimento aos usuários do Restaurante Universitário, bem como contribuir para sua melhoria profissional, propiciando uma maior motivação nas funções que eles desempenham.

Toda a fase teórica do curso está sendo realizada nas dependências do campus universitário, enquanto o estágio será ministrado no Hospital de Clínicas e na Fundação Hospitalar do Acre (Fundhacre). Culinária, ética profissional e cidadania, conservação de alimentos, relações interpessoais, higiene e manipulação de alimentos, acidentes de trabalho e vigilância sanitária são algumas das disciplinas básicas do treinamento, que tem término previsto para o próximo dia 6 de abril.

O Curso Básico de Microinformática, oferecido pelo Centro de Processamentos de Dados (CPD) e pelo Serviço de Seleção e Aperfeiçoamento (SSA) da Ufac, começou dia 5 deste mês e se estende até 8 de maio próximo. Seus cinco módulos perfazem uma carga horária de 90 horas. Durante duas horas por dia, 24 funcionários, divididos em duas turmas de doze alunos (uma de manhã e outra de tarde), estão recebendo noções básicas de Windows, Editor de Texto Word 6.0/7.0, Excel, Software e Internet, ministradas por técnicos do próprio CPD.

Como a proposta da Reitoria é capacitar o maior número possível de servidores, o CPD já está programando um novo curso ainda neste semestre, tão logo o atual seja concluído. Estão sendo priorizados os funcionários que tenham concluído pelo menos o ensino fundamental (antigo primeiro grau).