Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2001 > Novembro > Professores da Ufac recebem salário e decidem recomeçar aulas na segunda-feira

Professores da Ufac recebem salário e decidem recomeçar aulas na segunda-feira

por petrolitano publicado 09/11/2011 15h05, última modificação 09/11/2011 15h05
Jornal A Tribuna, 29.11.2001

Os professores da Ufac vão retornar ao trabalho, na próxima segunda-feira, 3, com o final da greve anunciado ontem de manhã. Hoje, acontece a última assembléia geral, que vai anunciar o desfecho do movimento. "As aulas já começam, normalmente, na segunda", confirmou o professor José Mastrângelo, do Comando de Greve da instituição.

O vestibular talvez deva acontecer no mês de fevereiro. Mas, depois de comemorar pela manhã o fim do movimento com a obtenção da quase totalidade das verbas reivindicadas, os professores das universidades e escolas técnicas federais não conseguiram negociar com o Ministério da Educação os detalhes do reajuste pretendido de 13,5%.

Mesmo com a intenção de fechar o acordo final ainda ontem, grevistas, técnicos do ministério, reitores e deputados voltaram à mesa de negociação para detalhar os termos do projeto de lei que garante o fim da paralisação de quase cem dias. A greve na Ufac teve início no dia 22 de agosto. Com o acordo fechado e a votação urgente no Congresso garantida, os professores devem ratificar os termos nas assembléias e voltar ao trabalho na próxima segunda-feira.

A greve da categoria completou ontem 99 dias. O acordo com os grevistas será fechado no valor total de R$ 320 milhões. Dessa quantia, R$ 250 milhões já estavam garantidos. O restante foi negociado com vários relatores setoriais do Orçamento de 2002, com o aval do governo. "Com esse valor, esperávamos um reajuste salarial de 13,5%, a equiparação da GID e da GED (gratificações por desempenho nos ensinos médio e superior) e a extensão de 60% da GID para inativos do ensino médio", informou Mastrângelo.