Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2001 > Novembro > Ufac: vestibular de Medicina será realizado junto com o dos demais cursos
conteúdo

Ufac: vestibular de Medicina será realizado junto com o dos demais cursos

por petrolitano publicado 09/11/2011 15h08, última modificação 09/11/2011 15h08
Jornal A Tribuna, 30.11.2001

O vestibular para o curso de medicina da Universidade Federal do Acre (Ufac) vai correr junto com os demais, assim que for encerrada a greve dos docentes e instituição voltar às atividades normais. A decisão foi tomada pelo Conselho Universitário da Ufac, que se reuniu mais uma vez ontem à tarde para discutir a implantação de fato do curso. 

O professor Jonas Filho, reitor da Ufac, disse que o curso entrou na última fase de debates dentro da Universidade por um colegiado composto por 80 pessoas, entre professores, alunos e funcionários. 

De acordo com Jonas Filho, há um consenso entre os conselheiros sobre a necessidade para que o vestibular seja realizado no mesmo período que dos demais cursos da Ufac e que o início das aulas não sofra qualquer atraso. "O espaço físico e os laboratórios já estão sendo instalados. Ao que tudo indica, o Hospital da Fundação Hospitalar vai de fato funcionar como hospital-escola. Então, não falta mais nada", disse Jonas Filho. 

O primeiro sinal para que o curso comece junto com os demais, segundo o reitor, foi dado na última quarta-feira, quando o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão aprovou, por unanimidade, o projeto do curso. 

"Não temos dúvidas de que há uma vontade muito grande da comunidade universitária e dos membros do conselho em aprovar o curso de medicina. Isso é ótimo para a juventude acreana", disse. 

Com a aprovação do curso pelo Conselho da Universidade, o completo funcionamento da Faculdade de Medicina fica a depender apenas da visita de uma comissão do Ministério da Educação e Cultura, para inspecionar os itens exigidos para a homologação do curso. 

Segundo Jonas Filho, o próprio Ministério da Educação já ofereceu 15 vagas a médicos acreanos para que possam fazer doutorado em medicina e posteriormente venham participar do quadro de professores.

Senador diz que teve idéia do curso porque sabia que instalação era possível

O anúncio de que o curso de medicina da Universidade Federal do Acre - uma promessa de campanha do senador Tião Viana (PT/AC) - está em sua reta final para ser de fato implantado, causou euforia entre estudantes e profissionais da área de educação. Enquanto os conselheiros estavam reunidos, professores e estudantes se juntaram para hipotecar solidariedade a Tião Viana por sua dedicação à causa que possibilitará a criação do curso. 

O curso de medicina vai oferecer, inicialmente, 40 vagas, com as aulas em tempo integral. Em Brasília, o senador Tião Viana disse ter ficado feliz com a decisão dos conselheiros da Universidade. "Quando anunciamos que, se eleito senador, lutaríamos pela implantação desse curso no Acre, é porque sabíamos que a pretensão era perfeitamente viável. São quase três anos de luta ininterrupta, mas essa luta será coroada no ano que vem, com a abertura das inscrições para o histórico vestibular de medicina", disse Tião Viana.