Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2003 > Fevereiro > “Moda Mulher Beleza Mídia”

“Moda Mulher Beleza Mídia”

por Ascom-01 publicado 25/01/2012 12h33, última modificação 25/01/2012 12h33
Jornal Página 20, 14 de fevereiro de 2003

Monografia de autoria de Jokebed Taveira, com temática na moda, é a primeira elaborada e apresentada nos cursos da Ufac

Foi a cata de algumas respostas para perguntas do tipo ‘Qual seria o imã que atrai mulheres a moda?’, Porque razão muitas se sentem seduzidas pelas roupas da “hora”, pelos lançamentos das griffes caras? Porque se preocupam tanto com aparência’, que a concludente do curso de ciências sociais da Universidade Federal do Acre, Jokebed Lima Taveira (foto), resolveu centrar sua monografia em um dos temas de maior circulação na revistas de renome nacional como Veja, Época e Imprensa.

Diante do fato, a área de pesquisa da Universidade Federal do Acre ganha a partir de hoje a primeira monografia do bacharelado em Ciências Sociais, habilitação em Antropologia, com enfoque no tema moda.

Sob a orientação do professor Clodomir Monteiro, a monografia intitulada Moda Mulher Mídia muda mulher muda será apresentada logo mais às 9 horas, na sala ambiente do curso de Comunicação e Ciências Sociais.

A abordagem construída por Jokebed sugere entre tantos outros símbolos e ícones, que a roupa vem de encontro a representação de uma aparência com seus múltiplos significados.

“A mulher é produto da mudança e no seu nível de atuação comanda solidariamente a mudança do complexo do mundo da moda, já que está tem a possibilidade de escolher um estilo com o qual se identifica. Os múltiplos significados representam a articulação entre moda, mídia, beleza, mulher e mundo ”, discorre Jokebed

ALINHAVANDO E COSTURANDO O VASTO UNIVERSO DA MODA - Como porta de entrada, não faltou uma dose de criatividade. A monografia traz poesias do multicultural Clodomir Monteiro e abre com ‘Panos para as mangas’, o que representa, segundo a concludente, o vasto universo do movimento da moda, alinhavado e costurado. E, para fechar, nada mais sugestivo lançar os ‘Tecidos para as próximas costuras’”, sugere Jokebed.

É dentro desse vasto e rico universo da moda que a monografia trouxe à tona a análise de teóricos sobre a temática. Roland Barthes, Michel Maffesoli, Réne Girard, Giles Lipovetsky e Edgar Morin são alguns deles com seus enfoques no papel da roupa na vida dos indivíduos.

“De início esse retrato da moda seria visto como o resultado do modo de produção capitalista, o objeto de consumo. Mas, diante de outros referenciais, vi que seria impossível separar a moda dos demais componentes do título”, relata.

HOLOGRAMAS QUE SE COMPLEMENTAM - A relação Moda Mulher Beleza e Mídia compõe o holograma da monografia, em três capítulos, onde Jokebed explica que cada capítulo situa um elemento central e os demais interagem a partir do principal em questão.

O primeiro deles Moda da Moda traz cinco tópicos: Que roupa devo vestir, com enfoque na importância da roupa como ícone; seguido de A moda é seu mundo no mundo, numa abordagem dos aspectos históricos do tema; Estilos ecléticos: novas faces das faces novas da moda, compõe o retrato da versatilidade da moda e sua formação por meio dos estilos; Estilos novelísticos, a influencia da moda por meio das novelas e finalizando, Retratos de um mundo globalizado, onde a globalização chega como um elemento difusor de modas, criando um padrão e lançando estilos de marcas de luxo no mundo.

Já no segundo capítulo, Mulher Beleza, Jokebed procurou enfocar a simbiose entre as duas.

“Esse capítulo traz quatro tópicos: Mulher: Moda da Moda, que relaciona mulher-beleza com moda e mídia, onde procurei uma argumentação histórico-político-social. Depois vem Beleza e a ditadura feminina, Corpo-Consumidor: O corpo na medida certa e, fecho com Juventude da Juventude. Nesse abordo a necessidade da mulher principalmente de ser jovem e os recursos que busca para isso”, completa Jokebed, ressaltando o terceiro capítulo Mídia: consumo do consumo, com dois tópicos: A comunicação de massa a massa o consumo de massa é o inicial, que trata segundo a concludente do estímulo ao consumo de roupas ditado pelos meios de comunicação.

“É a sedução consumidora, o glamour vendido como sonho de felicidade”, diz.

Completando a rica colcha de retalhos o terceiro e último capítulo fecha com o tópico Marketing e Propaganda.

“Nesse a massa de criadores e adaptadores de sonhos, amassa o consumo de massa, por meio da mídia, que vende identidade e etiquetas, dizendo serem sinais de autenticidade. De patricinhas a hippies, todos nós das ‘tribos’ temos um estilo próprio, uma maneira de trajar que nos dá identidade por meio da moda”, conclui.

*Rose Farias