Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2003 > Fevereiro > Professores dão dicas para uma boa prova de redação no vestibular 2003 da Ufac
conteúdo

Professores dão dicas para uma boa prova de redação no vestibular 2003 da Ufac

por Ascom-01 publicado 25/01/2012 12h09, última modificação 25/01/2012 12h09
Jornal Página 20, 12 de fevereiro de 2003

Calma, muita calma. Não adianta se estressar nos últimos dias que antecedem a temida segunda etapa do vestibular. A recomendação é unanimidade entre os professores, que também concordam que o aluno deve dormir cedo, não sair no fim de semana e, o mais importante, não deve beber em hipótese alguma

Se você é um dos candidatos que fará a prova de redação da Universidade Federal do Acre (Ufac) no final de semana não pense que estudar as técnicas e devorar revistas, jornais e sites da internet vai ajudar muito a essa altura do campeonato. Os professores costumam repetir essa máxima aos alunos dos cursinhos, acrescentando que o que não foi aprendido em um ano não será assimilado na véspera do exame.

Para muitos ela é o bicho-papão do vestibular; para outros pode ser a salvação. A verdade é que muitos temem a prova, que exige do candidato um texto dissertativo de no máximo 40 linhas.

As professoras Marinete Adriano e Williane Tibúrcio, do curso Ideal Pré-Vestibulares, recomendam uma leitura de todos os temas atuais que estão em evidência na mídia, como a iminência de guerra americana contra o Iraque, pedofilia, biopirataria, a trajetória do presidente Lula, a revolução social que o novo presidente está fazendo, o petróleo, entre outros.

“Quem não está fazendo nenhum cursinho é importante que leia também algumas dicas práticas de redação dissertativa, procure treinar a estética do texto e se informe sobre o roteiro de uma redação”, ressalta Marinete

CUIDADOS COM A LINGUAGEM - Lembre-se de que falar e escrever são atos diferentes e que a escrita e a fala podem ter linguagens distintas: “Quem lê tem uma boa linguagem, tem mais facilidade em escrever porque tem mais informação. Outra coisa importante é o cuidado que se deve ter na hora de escrever. Não se deve redigir da mesma forma como falamos. Cuidado com os jargões, com as expressões coloquiais e procurem manter o nível padrão de linguagem”, comentou Williane.

Uma boa parte dos alunos de cursinhos tem medo da segunda etapa do vestibular. Segundo Marinete, esse receio é causado pela falta de leitura e preparo. “Isso dificulta o início da redação e nessa hora a calma é imprescindível”, aponta.

Keila de Melo Coelho, vestibulanda classificada, concorre a uma vaga no curso de Pedagogia. É o seu terceiro vestibular, mas ela continua temendo a redação.

“Tenho bastante medo, apesar de ter feito dois vestibulares. Deixei para estudar nos últimos dias e me preocupei primeiro com a classificação, estudando outras matérias”, disse. A candidata revelou sua ‘receita’ para ser aprovado na prova de domingo: “Estar bem de espírito, ter fé em Deus e acreditar que você pode. Além de manter a calma na hora de escrever”.

As professoras lembram que as técnicas de redação também são importantes. “Mas elas devem estar associadas à leitura. É impossível escrever sem esse conhecimento”, ressalta Williane.

ALGUMAS DICAS

* Mantenha a calma na hora da prova.
* Evite conversar sobre a prova com amigos e parentes.
* Não saia para as badalações de sábado à noite: uma festa só não faz falta.
* Durma cedo.
* Lembre-se de que não adianta estudar na véspera de prova.
* Procure relaxar ouvindo música, assistindo a um filme.
* Faça um passeio sábado a tarde, respire ar puro.
* Procure ter conhecimento sobre os temas em discussão
* Não esqueça de que temas abstratos vêm fazendo parte das opções ultimamente.


NÃO FAÇA COMO ELES - Todos os anos as “pérolas do vestibular”, aqueles erros considerados inadmissíveis por estudantes que pleiteiam uma cadeira na universidade, são divulgadas. Confira algumas e tome cuidado para não ter trechos de sua prova incluídos nessas listas:

* Lavoisier foi guilhotinado por ter inventado o oxigênio.
* O vento é uma imensa quantidade de ar.
* O terremoto é um pequeno movimento de terras não cultivadas.
* Os egípcios antigos desenvolveram a arte funerária para que os mortos pudessem viver melhor.
* O problema fundamental do terceiro mundo é a superabundância de necessidades.
* O petróleo apareceu há muitos séculos, numa época em que os peixes se afogavam dentro d’água.
* A principal função da raiz é se enterrar.
* Lenda é toda narração em prosa de um tema confuso.
* A febre amarela foi trazida da China por Marco Polo.
* A diferença entre o Romantismo e o Realismo é que os românticos escrevem romances e os realistas nos mostram           como está a situação do país.
* As múmias tinham um profundo conhecimento de Anatomia.
* Na Grécia, a democracia funcionava muito bem, porque os que não estavam de acordo, se envenenavam.
* Os crustáceos fora d’água respiram como podem.
* As glândulas salivares só trabalham quando a gente têm vontade de cuspir.
* A fé é uma graça através da qual podemos ver o que não vemos.
* O objetivo da Sociedade Anônima é ter muitas fábricas desconhecidas.
* A respiração anaeróbica é a respiração sem ar, que não deve passar de três minutos.

(Extraído do site http://www.releituras.com/pvestibular.asp)