Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2003 > Fevereiro > Resultado do vestibular 2003 deve ser divulgado no fim desta semana

Resultado do vestibular 2003 deve ser divulgado no fim desta semana

por Ascom-01 publicado 25/01/2012 12h39, última modificação 25/01/2012 12h39
Jornal Página 20, 18 de fevereiro de 2003

Uma equipe de vinte profissionais está reunida desde ontem para corrigir as 1.932 provas da segunda etapa do vestibular 2003 da Universidade Federal do Acre (Ufac). O resultado do concurso deve ser divulgado entre sexta feira e sábado pela Comissão Permanente do Vestibular (Copeve).

Segundo o professor João Batista de Souza, presidente da Copeve, ainda não há um levantamento oficial do número de abstinências na segunda etapa do vestibular, mas acredita-se que tenha sido insignificante.

“Nossa primeira preocupação foi a de preparar as provas para que pudessem ser entregues à equipe de professores que fará a correção das redações. Uma etiqueta adesiva foi colocada no número de inscrição dos candidatos. Se o aluno escreve muito forte é preciso, também, passar pincel atômico no verso da inscrição. Nosso objetivo é vetar totalmente qualquer visibilidade que se possa ter do número antes de as provas serem corrigidas”, explicou o presidente.

Segundo Batista, os professores que formam a equipe de correção pertencem ao Departamento de Letras da Ufac e têm larga experiência com produção textual. Todos foram treinados - cerca de quinze dias antes da realização das provas - com base na planilha de correção do Exame Nacional de Cursos (Enem).

Anulação - Nos padrões do Enem, alguns itens serão analisados para a correção das provas, como o uso da norma culta da língua portuguesa, a criatividade do candidato, a coesão e a coerência do texto.

O candidato pode ter a redação anulada caso a dissertação fuja do tema escolhido, apresente mais de dez erros graves - de concordância, por exemplo -, seja escrita em letras de fôrma, tiver menos de 25 ou mais de 40 linhas e for assinada.

“Quem escreve em letra de fôrma não deixa claro para nós a distinção entre maiúsculas e minúsculas e pode engolir muitas letras. Quem assina a prova nos dá a entender que quer ser reconhecido ou se comunicar com alguém, e, não temos o objetivo de conhecer o autor do texto na hora da correção”, esclareceu o presidente.

CANDIDATOS OPTARAM ENTRE TRÊS TEMAS - Os temas da redação do vestibular 2003 abordaram as drogas, os problemas sociais do mundo atual e o papel do cidadão diante deles, e a posição do jovem na vida.

O primeiro tema - “Por que não trocar a droga pela vida” - apresentou um texto anônimo, aparentemente escrito por um dependente químico, sobre como os entorpecentes podem induzir ao vício.

Os aspectos do cotidiano, como o lixo e a poluição tóxica nos rios, as ruas esburacadas, a falta de água nas torneiras, os constantes aumentos da gasolina e da cesta básica foram a base para o segundo tema: “Eu, vestibulando, por um mundo melhor”.

O candidato pôde escolher ainda dissertar sobre uma frase idealizada pela equipe da Copeve: “Há um momento na vida de um jovem em que ele não pode continuar sendo apenas mais um jovem na vida”.

Segundo o professor Batista, as provas do interior chegariam à capital até a tarde de ontem. Cada prova é corrigida duas vezes por dois professores diferentes.

“Se houver disparidade de resultados os dois professores são chamados, se não entrarem em consenso um terceiro profissional será chamado para que não haja dúvidas no resultado”, disse o presidente da Copeve.