Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2011 > Novembro > Pedagogia da Ufac faz 40 anos de fundação

Pedagogia da Ufac faz 40 anos de fundação

por petrolitano publicado 07/11/2011 17h43, última modificação 07/11/2011 17h43
Jornal Pagina 20, 06 de Novembro de 2011

15ª Semana de Educação começa nesta segunda-feira

O curso de pedagogia da Universidade Federal do Acre (Ufac) completa 40 anos em 2011. Considerado um dos mais antigos ao lado de direito e economia, o curso formou boa parte dos professores do ensino fundamental do estado e é hoje referência na nota do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

Antes os dois únicos cursos superiores em Rio Branco que existiam eram direito e economia, mantidos pelo governo local. Em 1971, foi fundado o Centro Universitário do Acre e cursos de licenciatura foram oferecidos, entre eles pedagogia, que chegava em um momento de extrema carência de profissionais habilitados no setor educacional e quando o Acre figurava entre os estados com maior número de professores leigos.

A primeira turma da graduação começou a funcionar em 1971 e se formou em 1974, após a federalização do Centro Universitário, que virou a atual Ufac.  Dos professores que fundaram a chamada Faculdade de Educação, estão Ana Shirley d’Ávila, Joaquina Heduviges e Iracira Peres.

educacao_061111_1.jpg
“HOJE, somos um dos melhores cursos da Ufac e capacitamos significativa parcela dos docentes do estado”, diz Mark Clark Assem

De acordo com o atual coordenador de pedagogia, Mark Clark Assem, “o curso chega a se confundir muitas vezes com a formação dos professores do estado”, por causa de sua contribuição para a educação acreana. “Hoje, somos um dos melhores cursos da Ufac e capacitamos significativa parcela dos docentes do estado”, comentou o coordenador, que trabalhou incansavelmente para que seus alunos obtivessem conceito máximo no último Enade, em 2008.

O curso esteve presente em todas as ações de interiorização do ensino superior e participou intensamente dos programas especiais do governo do estado para a formação de todos os professores do Acre. “Chegamos aos municípios mais longe”, registrou Mark Clark.

Semana de Educação

Para comemorar os 40 anos, a coordenação realiza a partir desta segunda-feira a 15ª Semana de Educação. O evento vai até dia 11 e ocorre em sintonia com o 5º Simpósio Linguagens e Identidades da/na Amazônia Sul Ocidental e 4º Colóquio Internacional As Amazônias, as Áfricas e as Áfricas na Pan-Amazônia.

Shows artísticos, exposições, palestras, cursos, conferências e lançamento de livro estão agendados para a semana toda, no câmpus da Ufac.

Após a Semana da Educação, a coordenação vai fazer no dia 18 conferência sobre reforma curricular no Brasil, no anfiteatro Garibaldi Brasil, com a professora Lucíola Licínio Paixão, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Na ocasião, o coordenador Mark Clark lança o livro “Práticas, rituais de avaliação e cultura da escola”. A professora Lucíola, que é doutora na área de currículo escolar, assina o prefácio da obra.