Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2011 > Novembro > Presidente do CNPq anuncia novos investimentos para o Acre

Presidente do CNPq anuncia novos investimentos para o Acre

por petrolitano publicado 07/11/2011 17h44, última modificação 07/11/2011 17h44
Jornal Pagina 20, 06 de Novembro de 2011

Glaucius Oliva veio ao Estado acompanhado do deputado federal Sibá Machado

O presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Glaucius Oliva, esteve em Rio Branco na última semana, onde ministrou palestra para os alunos das escolas de ensino médio e superior. Acompanhado do deputado federal Sibá Machado (PT), Oliva enalteceu os avanços proporcionados pelo governo na área da ciência e anunciou a implementação de novos programas de expansão do estudo e da pesquisa.

“Há um grande avanço no Estado na área de ensino superior com a expansão da Universidade Federal do Acre (Ufac) e do Instituto Federal do Acre (Ifac). Também observo o progresso do governo nas ações de fomento à pesquisa por meio da Funtac, além do apoio dado pela bancada em Brasília em Brasília”, frisa. Oliva destacou o empenho de Sibá Machado na liberação de emendas destinadas a bolsas de estudo.

politica_061111_1.jpg
SIBÁ Machado viabilizou a vinda do presidente do CNPQ ao Acre

“O CNPq também não poderia ficar alheio no sentido de apoiar os jovens e professores a continuarem avançando nas ações de pesquisa”, disse ele, ao se referir às parcerias oferecidas pelo governo federal na área. “O novo programa do governo federal ‘Ciência sem Fronteiras’ vai disponibilizar cem mil bolsas no exterior para os jovens ingressarem nas melhores universidades do mundo durante os próximos quatro anos”, anunciou.

Por meio do intercâmbio, os estudantes brasileiros poderão aprofundar seus conhecimentos em engenharia, tecnologias, saúde e industrialização através das universidades da Inglaterra, Alemanha, Estados Unidos, França, Espanha, Suécia, Holanda e Bélgica. Os critérios de distribuição das bolsas para o exterior envolvem o bom desempenho dos alunos nas provas do Enem e participação nas olimpíadas de matemática e ciências nas escolas públicas.

“A bolsa cobre as despesas com a passagem, mensalidade, moradia, alimentação e as taxas da instituição, incluindo cursos preparatórios de língua estrangeira para os alunos que tenham dificuldade de comunicação na área. Quando esse pessoal voltar formado fará a diferença na pesquisa, na indústria e no desenvolvimento da economia do país”, acrescenta Glaucius Oliva.

Sibá libera emendas no valor de R$ 5 milhões para bolsas de estudos

“A nossa atenção ao estudo e à tecnologia existe desde que estávamos no Senado”, afirma o deputado, ao se referir às suas defesas de investimentos na área. “Investimos na interiorização da Ufac, o que resultou na criação dos campus de Sena Madureira e de Brasiléia, além de mais cursos de mestrado para o Estado. Neste ano disponibilizamos R$ 5 milhões em emendas individuais para bolsas de estudos de alunos do ensino médio e superior”, detalha.

Sibá Machado anuncia ainda os investimentos de seu mandato na criação do Centro de Excelência e Energia do Acre. “O setor será o segundo maior do país e vai ser inaugurado em setembro de 2012. Além disso, direcionamos mais R$ 5 milhões para a construção de um campus da Ifac na Baixada do Sol, que vai atender uma média de dois mil alunos”, comentou.

Sabendo que a Eletrotrás irá contratar 280 mil técnicos e engenheiros, o deputado defende que a empresa absorva parte desse contingente do Acre e financie sua formação. No Dia da Ciência (ontem) Sibá Machado aproveitou o momento para citar a frase de Vital de La Blanch: “O que determina o desenvolvimento de uma nação é sua competência técnica e não apenas sua riqueza natural”.