Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2011 > Outubro > Enem: Ufac escancara a porta para candidatos de outros estados

Enem: Ufac escancara a porta para candidatos de outros estados

por petrolitano publicado 25/10/2011 09h53, última modificação 25/10/2011 09h53
Jornal agazeta, 25 de Outubro de 2011

Nada do que foi acordado com a reitoria foi cumprido, exceto a reserva de 5% para portadores de deficiência determinada pelo MPF

De nada adiantaram as reuniões com a reitoria da Ufac e os pedidos dos deputados federais Perpétua Almeida (PCdoB), Siba Machado (PT), Marcio Bittar (PSDB) e Gladson Cameli (PP), assim como de todos os parlamentares  estaduais e do secretario de educação Daniel Zen.Todos eles buscaram a compreensão dos dirigentes da Ufac para a necessidade de reservar vagas no Enem que beneficiassem estudantes acreanos.

Apesar de mostrarem simpatia com a alternativa de implantação de políticas de ações afirmativas com reserva de 70% das vagas para estudantes oriundos da rede publica de ensino, o que garantiria que as vagas da única universidade do estado fossem ocupadas por estudantes acreanos, nada foi feito para viabilizar a ideia.

A  direção da instituição também fez ouvidos moucos a sugestão de bonus com critérios diferentes: a-)étnico: negros e índios – acréscimo de 2,5 % sobre os pontos obtidos no Enem; b-)estudantes que cursaram ensino médio em escola pública – c-)acréscimo de 5% na pontuação; d-)estudantes que cursaram ensino médio no interior – acréscimo de 2,5% sobre os pontos.

Se os bônus tivessem sido adotados os estudantes acreanos  que reunissem  mais de um critério, teriam  acrescido em sua pontuação o percentual a que teriam direito, e, poderiam ter enfrentado o Enem com mais condicoes de sucesso numa disputa que reune candidatos de todo o pais.

As propostas e tentativas de acordo visavam evitar a exclusao dos estudantes acreanos da universidade federal, para evitar o que ocorre nocurso de medicina.  O percentual de acreanos no curso de medicina da Ufac nao chega a 5% e em consequencia, os acreanos se voltam para os cursos de medicina da Bolivia, cujos diplomas nao sao reconhecidos no Brasil.

De acordo com um membro do Conselho Universitario, a derrota das alternativas se deu porque os professores da Ufac tiveram medo de excluir seus próprios filhos da disputa pelas vagas da Ufac, uma vez que os filhos dos professores da Ufac estudam em escolas particulares, apesar da defesa apaixonada que fazem do ensino  publico.

Sem os cuidados sugeridos antes da realização das provas do Enem, a expectativa e que a maioria das vagas da Ufac venham a ser ocupadas por muitos dos 6 milhoes de candidatos de todo o Brasil que fizeram as provas no inicio desta semana.