Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2012 > Dezembro > CamereAcre fará apresentação gratuita do clássico musical ‘O Fantasma da Ópera’
conteúdo

CamereAcre fará apresentação gratuita do clássico musical ‘O Fantasma da Ópera’

por Ascom02 publicado 10/12/2012 07h49, última modificação 10/12/2012 07h49
Jornal AGazetadoAcre.com, 09 de dezembro de 2012
E-mailImprimirPDF

 

 

O grupo teatral CamerAcre Uirapuru mais uma vez encenará para os amantes acreanos dos maiores clássicos musicais a obra ‘O Fantasma da Ópera’, produzida por uma orquestra reduzida a um grupo de câmera (ou ‘camerística’). As apresentações vão acontecer nos dias 13 e 14 de dezembro, ou seja, na próxima quinta e sexta-feira, no Theatro Hélio Melo. Serão 2 sessões por dia. A primeira às 19h e a segunda às 21h. A entrada para o espetáculo é gratuita, mas é bom os interessados chegarem ao teatro com antecedência, porque a plateia do Hélio Melo só comportará 100 pessoas por sessão.

De acordo com o músico Marcelo Brum, professor de piano da Ufac e diretor do CamerAcre Uirapuru, performar ‘O Fantasma da Ópera’ é uma ideia que vinha sendo maturada desde 2009 (quando o grupo foi formado). No entanto, somente em abril foi possível ter a ‘ousadia’ para concretizar tal iniciativa, tendo em vista a dificuldade que é adaptar para a realidade dos teatros de Rio Branco uma obra concebida para a interpretação em palcos grandiosos. É justamente para diminuir este ‘abismo’ entre estas 2 dimensões teatrais que o grupo propõe a performance do espetáculo no formato camerístico.

O musical é encenado através de enxertos do enredo original, destacando as cenas mais relevantes das 3 personagens principais da trama (Erik, Christine Daaé e Raoul de Chagny). Com tal fórmula, Marcelo Brum destaca que é possível fazer uma boa adaptação da obra para os teatros da cidade.

“Produzir e dirigir uma montagem de O Fantasma da Ópera aqui é, ao mesmo tempo, um desafio e um prazer, e o cumprimento de parte do que me propus quando decidi vir trabalhar com música no Acre. O foco desta apresentação é a música. A peça diferencia-se de outros grandes musicais pelo requinte de sua construção musical, e este é um dos motivos pelos quais o elegemos dentre tantas outras boas obras de Webber. Nossa concepção é intermediária entre a forma de concerto e a representação cênica, com o principal objetivo de apresentarmos a obra musicalmente bem resolvida”, comentou Brum.
Maiores informações pelos telefones: 3224-2133 (Theatro Hélio Melo) e pelos celulares 9211-2483 e  9218-3045 (Produção da peça).

O Clássico - ‘O Fantasma da Ópera’ é a grande obra prima do compositor britânico Andrew Lloyd Webber. A estória se passa em ­ Paris, no final do século XIX, centrada no triângulo entre Erik (o fantasma, ‘Anjo da Música’), Christine e Raoul (Visconde de Chagny). Christine é uma bailarina que acredita que tem sua dança guiada por um ‘Anjo da Música’ (Erik). Ela substitui a soprana em uma ópera e sua estrela brilha, despertando o interesse de um amor de infância, o Visconde Raoul. Erik, então, fica com ciúmes da relação de sua amada com Raoul e a sequestra, levando-a para o seu mundo de labirintos no subsolo do teatro. Lá, Cristine descobre que seu ‘anjo’ na verdade é uma pessoa com o rosto deformado, que usa uma máscara para escondê-lo e aterroriza a ópera. Ela fica dividida entre seu fascínio pelo personagem do fantasma e o seu amor pelo visconde. Quem será o dono de seu coração?

Link para a notícia