Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2012 > Dezembro > Fantasma da Ópera hoje no Hélio Melo

Fantasma da Ópera hoje no Hélio Melo

por Ascom02 publicado 01/01/2013 18h20, última modificação 01/01/2013 18h20
Jornal JornalATribuna.com.br, 13 de dezembro de 2012
13/12/2012 - 22:35:48

A CamerAcre Uirapuru (oficialmente institucionalizada como Camerata de Solistas da Ufac) nasceu em 2009 com o claro propósito de estudar, produzir e apresentar música. Somos todos intérpretes, criadores, arranjadores e produtores musicais; nestes curtos três anos e meio de atividades ininterruptas vemos o palco como uma sala de aula e, como um grupo de formação que somos, nosso principal objetivo sempre foi crescer musicalmente e apresentar música de boa qualidade para nosso público.

A Universidade Federal do Acre é nossa casa, mas graças a parceiros como a Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour e a ONG Musicalizar pudemos expandir nossas atividades e ampliar nossos horizontes. Somando esforços executamos projetos de interiorização da cultura artística (Lendas Amazônicas e Outros Cantos – concertos didáticos em diversas cidades da região de Rio Branco e Vale do Juruá) e levamos nosso trabalho e trouxemos experiências fantásticas do sul do Brasil, Uruguai, Peru e do Festival de Música de Vale Vêneto (University of Georgia e Universidade Federal de Santa Maria), durante as turnês de concertos do projeto Amazônia de Norte a Sul.

O projeto de montarmos O Fantasma da Ópera não é atual. Costumo dizer que “namoramos” esta ideia desde o final de 2009, mas somente agora pudemos ousar concretizá-la. E digo ousar porque assumimos um compromisso muito grande quando nos propusemos a adaptar um espetáculo concebido para grandes palcos ao que dispomos hoje em Rio Branco.

E o resultado é esta montagem no formato camerístico, com a orquestra reduzida a um grupo de câmara (com arranjos concebidos para a nossa formação e respeitando nossas habilidades técnico-interpretativas) e com um recorte da estória que nos permite contá-la através das principais cenas que envolvem as três principais personagens de todo o enredo. E este diferencial foi o que nos possibilitou propor algo novo ao mesmo tempo em que respeitamos nossa realidade.

O quê: O Fantasma da Ópera (musical)
Quando: dias 13 e 14 de dezembro (quinta e sexta-feira)
Local e horário: Theatro Hélio Melo, primeira sessão às 19h; segunda sessão às 21h
Entrada: Franca (espetáculo gratuito)