Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2012 > Dezembro > Infectologista acreano é selecionado para Fórum de Pesquisadores da Sociedade de Hepatologia
conteúdo

Infectologista acreano é selecionado para Fórum de Pesquisadores da Sociedade de Hepatologia

por Ascom02 publicado 05/12/2012 08h36, última modificação 05/12/2012 08h36
Jornal AGazetadoAcre.com, 01 de dezembro de 2012
E-mailImprimirPDF

O médico infectologista Thor Oliveira Maia Dantas é o primeiro hepatologista de direito do Acre. Segundo a Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH) o primeiro infecto-hepatologista do país - uma exceção na origem, já que maioria dos que optaram pela área vieram da gastroenterologia. Na tarde desta sexta-feira, 30, ele apresenta, para um grupo restrito composto pela comunidade científica brasileira durante o I Fórum de Jovens Pesquisadores da SBH em São Paulo, trabalho  selecionado sob rigoroso critério de avaliação, segundo nota envia-da ao autor pela SBH.

Aos 39 anos, prova, com sua pesquisa “Aspectos Epidemiológicos da Infecção pelo Vírus da Hepatite C e Coinfecções com os Vírus B no Estado do Acre, Amazônia Ocidental Brasileira”, o que indicavam os estudos preliminares: a alta prevalência das hepatites no Acre. O trabalho também aponta as causas dessa infecção no Acre, que chega ao índice de 4,2%, quando a média do país é de 1,4%. “É um valor que se destaca mundialmente”, alerta o médico.

Uso de drogas é citado como fator de risco que contribuiu para a contaminação de parte expressiva da população há cerca de 30 anos, quando não havia medidas sanitárias de prevenção nem tratamentos adequados. A tese confirma que as hepatites B e Delta, típicas da região Amazônica, também são muito comuns no Estado.

“O cenário é preocupante: temos muito no Acre das três hepatites crônicas [B, C e Delta]. Esses achados explicam por que existe tanto problema de fígado no Estado. A cirrose e o câncer de fígado são complicações das hepatites crônicas e por isso são tão comuns na região”, explica o pesquisador, que antes de se aprofundar no estudo das hepatites iniciou busca por conhecimentos científicos ainda na graduação, com pesquisa sobre contaminação por mercúrio e, em seguida, no mestrado, sobre doença de Chagas.

Dantas coordenou há menos de um mês um simpósio sobre diagnóstico e tratamento de câncer de fígado, evento realizado como parte da programação da VII Jornada de Residência Médica do Hospital das Clínicas do Acre. De 20 a 23/11 foi instrutor em Belém da Oficina de Atualização do Manejo Clínico da Hepatite C para 50 médicos do Norte, entre os quais nove acreanos, sendo 3 do interior do Estado.

Novo momento e pioneirismo
O infecto-hepatologista representa um novo momento da medicina tropical no Acre, quando há cenário propício para a pesquisa e discussão de casos, atualização profissional da equipe médica, investimentos do Estado em equipamentos, medicamentos, infraestrutura hospitalar, com recursos e projetos próprios ou por meio de parcerias. Um exemplo disso foi a parceria estabelecida com a instituição francesa Fundação Merieux para a construção de um laboratório de pesquisa de virologia biomolecular. A unidade será responsável pelo desenvolvimento de pesquisas em sorologias para doenças endêmicas, vacinas e exames complexos. São mérito do Acre a inserção pioneira de medicamentos no serviço público de saúde, como o Interferon, para tratamentos da hepatite e a responsabilidade sobre as mudanças de estratégias de tratamento.

Thor Dantas já assumiu o cargo de secretário de Estado Adjunto de Saúde, durante a gestão do governador Binho Marques. Atualmente é professor do curso de Medicina da Universidade Federal do Acre (Ufac). (Golby Pullig/Assessoria Sesacre)

Link para a notícia