Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2012 > Dezembro > MEC libera notas ENEM 2012

MEC libera notas ENEM 2012

por Ascom02 publicado 01/01/2013 18h25, última modificação 01/01/2013 18h25
Jornal JornalATribuna.com.br, 29 de dezembro de 2012
29/12/2012 - 10:08:31

O Ministério da Educação (MEC) divulgou o resultado final do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012. Os participantes podem acessar os resultados individuais, mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha no site do Enem.

No Acre, foram mais de 46 mil inscritos sendo que 4.042 candidatos acreanos buscam o certificado do Ensino Médio. Este ano a abstenção média foi de 27,9%. No Estado, dos 41.765 inscritos, faltaram 12.311 candidatos - o que equivale a 29,30%.

Com o resultado do exame, os candidatos poderão disputar 129.279 vagas, em 3.751 cursos superiores por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Na primeira edição de 2013, 101 instituições públicas de educação superior selecionarão estudantes por meio do sistema.

A Universidade Federal do Acre (Ufac) vai destinar, das 2.010 vagas, 503 para quem fez o ensino médio em escolas públicas, 252 para quem tem renda de até 1,5 salário mínimo e 188 vagas para aqueles que se declaram pretos, pardos e indígenas.

O estudante interessado também deve definir se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência, às vagas reservadas de acordo com a Lei de Cotas ou às vagas destinadas às demais políticas afirmativas das instituições.

A novidade deste ano está na oferta de vagas específicas para políticas de ações afirmativas no Sisu. Todas as universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia e centros federais de educação tecnológica participantes do Sisu terão vagas reservadas para estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas.

Redação

Os candidatos terão acesso à correção de suas redações em 15 de fevereiro do próximo ano, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Para ter acesso às redações corrigidas, o candidato deverá acessar o site do Inep. A senha é a mesma desde o início do processo.

A nota da redação, que vai de zero a 1000, é calculada a partir da avaliação de dois corretores diferentes. No Enem deste ano, se a diferença entre os dois for superior a 200 pontos, um terceiro corretor será chamado.

A nota é composta por cinco competências, que vão de 0 a 200. Se a diferença entre os dois corretores em uma das competências for de 80 pontos ou mais, também será chamado um terceiro corretor. Se a diferença persistir, a correção será feita por uma banca com três membros. Em 2011, a diferença mínima para chamar um terceiro corretor era de 300 pontos. (Bruna Lopes, com informações MEC)

Confira o cronograma do Sisu:

07/01 a 11/01 - Período de inscrições
14/01 - Resultado da primeira chamada
18/01 a 22/01 - Matrícula da primeira chamada
28/01 - Resultado da segunda chamada
28/01 a 08/02 - Prazo para participar da Lista de Espera
01/02 a 05/02 - Matrícula da segunda chamada
18/02 - Convocação dos candidatos em lista de
espera pelas instituições

Obras da escola infantil do Recanto

O prefeito Raimundo Angelim inspecionou nesta sexta-feira, 28, as obras da escola infantil do bairro Recanto dos Buritis, na região do Santa Inês.  A obra está sendo executada pela empresa Esquadro Construção e Comércio Ltda ao custo de R$1.123.426,47, tendo como fonte de recursos o convênio com o Fundo  Nacional de Desenvolvimento Escolar (FNDE), no montante de R$995.103,45, e o Tesouro Municipal (R$128.323,02). A área de intervenção é de 908,66 metros quadrados e a obra deve ser entregue no dia 20 de dezembro.

Com prazo de conclusão previsto para mais quinze dias, a escola será inaugurada pelo prefeito eleito, Marcus Alexandre. Acompanharam Angelim  lideranças comunitárias como as  ativistas Rosa Lúcia e Dona Léia,  os secretários Oly Duarte (Comunicação Social), Dora Araújo (Gabinete) e Samuel Caovila,  interino na Secretaria de Obras Públicas, além de técnicos da obra que,  nesse modelo, é a primeira de uma série de dez que a Secretaria Municipal de Educação (Seme)  em breve começa a   construir em diferentes bairros da cidade.

Rosa Lúcia repassou ao prefeito um documento com dezenas de assinaturas de moradores pedindo que o nome da escola seja Professora Maria Ivalice Correia, já falecida, ex-diretora da Escola José Chalub Leite, no Santa Inês. Angelim reafirmou que sua gestão jamais indicou nome de pessoas vivas, políticos ou parentes de agentes políticos para identificar equipamentos públicos –e que a decisão da comunidade deve prevalecer. Rosa Lúcia emocionou-se ao despedir-se do prefeito.

Com os olhos embebidos em lágrimas, declarou ter sido Angelim “o melhor que já passou pela cidade pela valorização das lideranças comunitárias”.