Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2012 > Dezembro > Prefeitura da Ufac trabalha para melhorar as instalações e a climatização das salas

por Ascom02 publicado 01/01/2013 20h09, última modificação 01/01/2013 20h09
Jornal Janelão.net, 11 de dezembro de 2012

Pouco mais de um mês depois de assumir a direção da prefeitura dos campi da Universidade Federal do Acre (Ufac), o doutor Josué Bispo (professor dos cursos de Engenharia Agronômica e Engenharia Florestal) já contabiliza algumas ações que estão contribuindo para melhorar as condições de uso das unidades de Cruzeiro do Sul e de Rio Branco.

No campus de Cruzeiro do Sul foram executados trabalhos de substituição de reatores e lâmpadas, manutenção de bebedouros, manutenção de banheiros, além de intensificação dos serviços de limpeza. Enquanto isso, foram realizados, no campus de Rio Branco, serviços de limpeza de calhas, manutenção de pias e torneiras, desentupimento de ralos, pintura de salas, conserto de pisos, podas de árvores nos estacionamentos, bem como a substituição de mais de 500 lâmpadas nos corredores, saguões, biblioteca, estacionamentos e salas administrativas.

O Colégio de Aplicação, situado no centro da cidade, fora dos limites do campus universitário, também foi objeto das ações da Prefeitura dos campi. “Durante três dias de intenso trabalho, com a participação de dez profissionais de limpeza, nós conseguimos retirar toneladas de entulho: móveis quebrados, restos de construção”, frisou o prefeito.

Sobre a poda das árvores, realizada nos últimos dias e criticada por algumas pessoas, Josué Bispo explicou que foi uma ação absolutamente necessária: “Isso aumentou tanto a luminosidade quanto a visibilidade nos estacionamentos durante a noite, já que apenas a substituição de lâmpadas não atenderia a esses fins. Dessa forma, nós acreditamos que os membros da comunidade universitária terão maior segurança de agora em diante”.

Além disso, Josué Bispo informou que foi iniciado o processo de climatização das salas de aula dos blocos Walter Félix de Souza I e II, onde funcionam os cursos de Jornalismo, Educação Física e História. A previsão é que, até o final de 2013, todas as salas de aula da Ufac, tanto em Rio Branco quanto em Cruzeiro do Sul, estejam equipadas com aparelhos de ar condicionado.

“A ideia da nova administração é tornar a Ufac um lugar melhor e mais agradável para seus frequentadores. Inclusive, no que diz respeito ao lixo, já está sendo desenvolvido um trabalho de destinação correta. É o caso do lixo orgânico que é produzido intensamente pelos usuários do Restaurante Universitário e que atrai grande quantidade de urubus. Recipientes adequados para seu armazenamento já foram adquiridos e, em breve, serão instalados”, concluiu Josué Bispo.

O presidente do Tribunal de Justiça, Adair Longuini, esteve nesta terça-feira, 11, na Assembleia Legislativa para pedir apoio dos deputados na aprovação de dois projetos de lei que irão alterar significativamente a estrutura do Poder Judiciário. Um deles estabelece o novo Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos servidores e o outro institui a reforma administrativa do Poder.

Debatido nos últimos quatro anos, o novo PCCR dos servidores do Judiciário teve o aval dos trabalhadores que participaram do processo de elaboração do texto. Integrante da Diretoria do sindicato da categoria, a servidora Ana Cunha, também esteve na Assembleia e falou sobre a questão. “Recebemos a minuta que foi aprovada. É um trabalho de quatro anos de negociação e a principal conquista é que tornou as carreiras do Judiciário mais atrativas, pois além do salário nós agora temos expectativas de crescimento e promoções por merecimento”.

Sobre a reforma administrativa os magistrados explicaram que foi um trabalho de 10 meses realizado em parceria com a Fundação Getúlio Vargas. Entre as principais modificações vale destacar a divisão do Poder Judiciário em duas diretorias: uma para atender o Vale do Acre e outra exclusiva para o Vale do Juruá com o objetivo de otimizar o atendimento. Houve ainda a eliminação de setores e readequação de outros, além da redução no número de cargos comissionados. Essa é a primeira grande reforma do Judiciário desde 2008.

Longuini explicou a necessidade da reforma. “Nossa estrutura foi sendo feita de forma amadorística ao longo dos anos. Procuramos a Fundação Getúlio Vargas que conhecendo nossa estrutura entrevistou 500 pessoas de dentro e de fora. O que estamos fazendo é dando um tom de administração privada seguindo o exemplo de diversas instituições públicas hoje no Brasil. Isso vai facilitar muito o trabalho da próxima gestão. Se nosso Tribunal já é visto positivamente tenho certeza absoluta que vamos avançar ainda mais”.

Durante a apresentação os deputados estaduais apoiaram a ideia e se comprometeram a votar a matéria nesta quarta-feira, para que ela possa ser aprovada antes do inicio do recesso parlamentar de 2012.