Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2012 > Dezembro > Professora da Ufac terá textos em livro didático do governo de São Paulo

Professora da Ufac terá textos em livro didático do governo de São Paulo

por Ascom02 publicado 01/01/2013 19h06, última modificação 01/01/2013 19h06
Jornal ORioBranco.net, 18 de dezembro de 2012

Alguns dos artigos publicados na imprensa acriana pela professora aposentada Luísa Galvão Lessa, que ministrou aulas durante muitos anos no curso de Letras da Universidade Federal do Acre (Ufac), farão parte das próximas edições (de 2013 a 2017) dos livros Caderno do professor e Caderno do aluno, que estão sendo organizados,neste momento,pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

O convite para a participação de Luísa Lessa (pós-doutora em lexicologiae lexicografia pela Université de Montreal) nos dois livros partiu da professora Beatriz Scavazza, coordenadorade Gestão de Tecnologias Aplicadas à Educação de São Paulo, tendo por base estudos realizados porprofessores e agentes educacionais paulistas, com fins de proceder a uma revisão no conteúdo das referidas publicações.

De acordo com a professora Luísa Lessa, o convite da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo vem coroar um trabalho que ela realiza desde a década de 1990. “Dei-me conta que recebi um convite fantástico. Um reconhecimento do meu trabalho, por meio de pessoas distantes. Fiquei assustada e envaidecida, é claro. Afinal, a minha vida se resume a ler, pesquisar, escrever e ministrar aulas”, disse.

A professora ressaltou que, por ter nascido no meio da floresta amazônica, decidiu contribuir para a sociedade escrevendo seus textos didáticos. “De Tarauacá para o seringal onde nasci são seis dias de barco. Por isso, talvez, eu tenha resolvido fazer esse trabalho gratuito de ensinar e informar estudantes e educadores. É uma forma de dar ao Acre um pouco do que recebi de meus professores. Tento a cada dia ser uma pessoa melhor. O magistério é minha vida. Ensinar é aprender duas vezes”, concluiu Luísa Lessa.

Pesquisadora sênior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a professora Luísa Lessa ocupa o seu tempo escrevendo artigos para o jornal A Gazeta, ministrando aulas em cursos de especialização no campus Floresta (Cruzeiro do Sul) e elaborando uma publicação denominada Atlas etnolinguístico do Acre, cuja publicação está prevista para o próximo ano.