Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2012 > Dezembro > Projeto de pesquisa mapeia saúde de servidores da Ufac

Projeto de pesquisa mapeia saúde de servidores da Ufac

por Ascom02 publicado 01/01/2013 19h07, última modificação 01/01/2013 19h07
Jornal ORioBranco.net, 21 de dezembro de 2012
E-mailImprimirPDF

Um projeto de pesquisa desenvolvido por estudantes dos cursos de Nutrição, Medicina e Saúde Coletiva da Universidade Federal do Acre (Ufac), sob a coordenação do professor Pascoal Muniz, trata de mapear, desde 2011, a saúde dos servidores (técnico-administrativos e professores) da referida instituição. A previsão para o encerramento das atividades é julho de 2013, quando os dados finais estarão disponíveis para consulta por quaisquer interessados.

De acordo com a acadêmica Simone Oliveira da Costa, uma das bolsistas/ pesquisadoras, “os dados iniciais indicam uma alta prevalência de compulsão alimentar em 16,4% dos pesquisados, sendo que essa compulsão não apresenta diferença estatística entre os sexos”.

Além disso, relata Simone Costa, os dados coletados até aqui apontam para mais alguns fatores preocupantes, como o hábito de fumar entre 33,7% dos entrevistados;a falta de atividade física entre 49,1%; hipertensão arterial entre 37,5%; e o excesso de peso entre 69,87%. “Todos esses dados foram encaminhados para a Diretoria de Pesquisa da Ufac, para eventuais providências cabíveis”, disse Simone.

“A pesquisa vai ser interrompida neste final de ano, por conta das festividades natalinas, mas continua em janeiro, logo que recomece o semestre letivo. Nesse sentido, nós gostaríamos de convidar os professores, que são o próximo público-alvo, a participarem da atividade. São necessários apenas alguns minutos para a coleta dos dados, com resultados que podem contribuir para melhorar a qualidade de vida de todos”, afirmou Simone.

Além de Simone Oliveira da Costa, que é estudante do 7º período de Nutrição, participam ainda do projeto os seguintes bolsistas: Bárbara Teles Cameli (7º período de Nutrição), Madeline Guimarães de Souza (7º período de Nutrição), Davi Dantas Muniz (4º período de Medicina), Gustavo Lima das Neves (4º período de Medicina), Patrícia Ferreira de Carvalho (7º período de Saúde Coletiva) e Priscila Paduan Rigamonte (7º período de Saúde Coletiva).

Na condição de colaboradoresatuam no projeto os professores Kamile Siqueira, Orivaldo Florêncio, Carlos Tavares e Roselaine Lago.