Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2012 > Dezembro > Ufac: 25% das vagas são reservadas para estudantes da rede pública

Ufac: 25% das vagas são reservadas para estudantes da rede pública

por Ascom02 publicado 01/01/2013 20h30, última modificação 01/01/2013 20h30
Jornal ContilNetNoticias.com.br, 26 de dezembro de 2012

Estudantes com renda familiar de até 1,5 salário mínimo e os autodeclarados pretos, pardos e indígenas também serão beneficiados.

Da Redação da Agência ContilNet

Em obediência à Lei 12.771/2012, sancionada em agosto e conhecida como Lei de Cotas, a Universidade Federal do Acre (Ufac) irá reservar pelo menos 25% do total de suas vagas para estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas. Este percentual é maior que o mínimo de 12,5% exigido pela referida lei.

Das 2.010 vagas disponíveis, 503 serão destinadas a alunos que fizeram todo o ensino médio em escola pública, sendo que destas, 252 vagas vão para os com renda familiar de até 1,5 salário mínimo e 188 para estudantes autodeclarados pretos, pardos e indígenas.

A nova lei determina que até 2016, 50% das vagas sejam para estes alunos. A lei vale também para os institutos federais de educação superior.

O processo seletivo varia de acordo com cada universidade. A maioria vai preencher as vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que será lançado no dia 7 de janeiro e vai usar as notas dos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que serão divulgadas no próximo dia 28. Outras instituições têm seus próprios processos seletivos ou um sistema misto que combina as notas do Enem, vestibular próprio, e o Sisu.

Com informações do G1