Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2012 > Dezembro > Ufac divulga edital do processo seletivo dos cursos de graduação

Ufac divulga edital do processo seletivo dos cursos de graduação

por Ascom02 publicado 01/01/2013 20h13, última modificação 01/01/2013 20h13
Jornal Janelão.net, 17 de dezembro de 2012

Os candidatos às vagas dos cursos de graduação oferecidas pela Universidade Federal do Acre (Ufac), para ingresso tanto no primeiro quanto no segundo semestre de 2013, já têm a sua disposição o conjunto de normas a serem cumpridas nos próximos dias. Os dois editais detalhando as regras de entrada na instituição acriana encontram-se publicados no endereço www.ufac.br/portal.

Diferentemente do ano passado, quando o ingresso dos novos estudantes na Ufac se dava exclusivamente pelas notas obtidas no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), desta vez, dos 43 cursos (34 em Rio Branco e nove em Cruzeiro do Sul) oferecidos pela instituição, em 41 deles a seleção será feita por intermédio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (MEC).

Os dois cursos que não usarão o Sisu para ingresso na Ufac em 2013 são os de Música e Psicologia. Para o curso de Música (licenciatura), serão utilizadas integralmente as notas obtidas pelos candidatos no Enem, além de um posterior teste de conhecimentos musicais. Enquanto que para o curso de Psicologia, apenas as notas obtidas pelos candidatos no Enem é que serão utilizadas na seleção.

O cronograma de inscrição, seleção e matrícula dos candidatos será divulgado oportunamente em edital da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (Sesu), que sairá no Diário Oficial da União, sendo que as vagas eventualmente não ocupadas ao fim das chamadas regulares referentes ao processo seletivo Sisu serão preenchidas mediante lista de espera, regulamentadas por edital.

Um detalhe importante é o de que, ao fazer a inscrição no Sisu, o candidato deve especificar, em ordem de preferência, as suas opções de vaga em instituição, local de oferta, curso e turno. Quanto às modalidades de concorrência, as opções são estas: vagas reservadas seguindo o disposto na Lei nº 12.711/12; vagas destinadas a candidatos com deficiência; e vagas destinadas à ampla concorrência.