Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2012 > Dezembro > Ufac divulga o número de vagas destinadas à lei de cotas

Ufac divulga o número de vagas destinadas à lei de cotas

por Ascom02 publicado 01/01/2013 18h24, última modificação 01/01/2013 18h24
Jornal JornalATribuna.com.br, 22 de dezembro de 2012
22/12/2012 - 17:57:23

A Universidade Federal do Acre (Ufac) vai destinar, das 2.010 vagas, 503 para quem fez o ensino médio em escolas públicas, 252 para quem tem renda de até 1,5 salário mínimo e 188 vagas para aqueles que se declaram negros, pardos e indígenas.

Obedecendo assim a lei número 12.771/2012, sancionada em agosto, determina que, até 2016, 50% das vagas sejam para alunos que fizeram todo o ensino médio em escola pública. Além disso, metade deste índice será para alunos com renda familiar até 1,5 salário mínimo.

Há ainda um percentual para estudantes autodeclarados pretos, pardos e indígenas de acordo com a proporção desta população no estado da instituição, segundo o IBGE. A lei vale também para os institutos federais de educação superior.

O país tem 59 universidades federais, sendo que 51 instituições já divulgaram o número de vagas abertas no processo seletivo para ingresso no primeiro semestre e, em alguns casos, no segundo semestre de 2013.

São mais de 165 mil vagas anunciadas, das quais 48,9 mil serão preenchidas pelo sistema de cota. Dessas, 19,5 mil (40% das cotas) serão destinadas a estudantes com renda familiar até um salário mínimo e meio. E ainda 24,2 mil vagas (50%) da cota, será reservada para estudantes autodeclarados pretos, pardos ou indígenas.

A instituição visa preencher através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), exceto para os cursos de Música (Licenciatura) e Psicologia (Bacharelado).

Para o curso de Música (Licenciatura), serão utilizadas as notas obtidas pelo candidato no Enem 2012, além de Teste de Conhecimentos Musicais. E para o curso de Psicologia (Bacharelado), serão utilizadas tão somente as notas obtidas pelo candidato no Enem 2012.

Serão reservadas 5% das vagas em cada curso e turno aos candidatos com deficiência e 25% do total de vagas em cada curso. As vagas eventualmente não ocupadas ao fim das chamadas regulares referentes ao processo seletivo Sisu para ingresso no ano letivo de 2013 serão preenchidas mediante utilização da lista de espera, regulamentada nos itens 25 a 33 deste edital, disponibilizada pelo Sisu à Ufac. (Bruna Lopes)