Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2012 > Fevereiro > Nenhum aprovado se matricula para o curso de Medicina da Ufac

Nenhum aprovado se matricula para o curso de Medicina da Ufac

por Ascom-01 publicado 06/02/2012 10h47, última modificação 06/02/2012 10h47
Jornal A Gazeta do Acre, 03 de fevereiro de 2012

Um fato inédito e inusitado aconteceu ontem. Nenhum dos aprovados para o curso de Medicina, do vestibular 2012 da Universidade Federal do Acre (Ufac), efetuou a matrícula. Nem mesmo o único acreano que estava na lista das concorridíssimas 40 vagas. A instituição vai fazer uma segunda chamada e, caso, ninguém se interesse, serão chamados os classificados até o 80º lugar.

Este foi o 1º ano em que a Ufac aderiu ao Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). Apesar de a reitoria ainda não ter se posicionado, já possível haver uma explicação para o ocorrido: a não adesão da instituição ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) fez com que os classificados tivessem três opções, ou seja, duas pelo próprio Sisu e outra pelo vestibular da Ufac. “Como eles passaram para o mesmo curso em outras faculdades, optaram em se matricular por lá mesmo”, disse o coordenador do Pré-Enem da Secretaria Esta-dual de Educação (SEE), João Bosco de Sousa.

O coordenador do núcleo do processo seletivo, Adailton de Sousa Galvão, disse que a Ufac irá cumprir o edital. “Mesmo que nenhum dos aprovados se interesse pelas vagas, iremos cumprir a risca o que determina o edital, fazendo a segunda chamada e, se for o caso, a chamada presencial”, disse ele. No mês passado, a instituição convocou uma entrevista coletiva para explicar alguns critérios de classificação do certame.

Para o deputado Eber Machado (PSDC), autor de um projeto que cria a Universidade Estadual do Acre (UEA), o episódio vem comprovar “a ineficiência” da Ufac. “Além de tomarem as vagas dos acreanos, ainda zombaram da gente em não fazer as matrículas. Os burocratas da Ufac fizeram um vestibular para o Brasil”, criticou o parlamentar, ressaltando que a sua proposta é para “corrigir essas distorções”.