Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2012 > Janeiro > Programa Especial de Bacharelado em Economia forma cinco turmas no Juruá

Programa Especial de Bacharelado em Economia forma cinco turmas no Juruá

por Ascom-01 publicado 31/01/2012 10h30, última modificação 31/01/2012 10h32
Agência de Notícias do Acre, 30 de janeiro de 2012

O Teatro dos Náuas, em Cruzeiro do Sul, foi palco na noite de sábado, 28, de mais uma formatura do Programa Especial de Bacharelado em Economia – Proeco. Foram 16 formandos que compareceram com suas famílias para o momento de consagração de uma historia que iniciou cinco anos atrás.

O Proeco é realizado em parceria com a Universidade Federal do Acre – Ufac e foi criado pelo governo do Estado com o propósito de atender cidades que não tinham acesso ao ensino superior.

Foram investidos recursos na ordem de 6 milhões no processo de formação dos alunos. O curso de Economia foi oferecido em 15 cidades, para cada uma delas foram disponibilizadas 45 vagas. Desse total, 338 pessoas concluíram a graduação e estão prontas para atuar no mercado de trabalho, dando preferência, a seus municípios de origem. Depois de uma série de formaturas no Alto Acre e Rio Branco, foi a vez de Tarauacá, Feijó, Rodrigues Alves e Mâncio Lima: na última semana, 120 novos economistas foram formados nesses municípios.

Para Cleide Prudêncio, coordenadora de Ensino Superior da SEE, o programa tem correspondido ao objetivo de qualificar mão de obra local para atuar na comunidade. “Alguns já trabalham na administração pública. A partir de agora, essas pessoas vão estar mais bem preparadas para ajudar seus municípios”, afirmou.

O programa contou com a colaboração das três instâncias de governo: federal, estadual e municipal, uma parceria que deu certo e que tem produzido bons frutos. Prova disso, foi a excelência dos trabalhos de conclusão de curso das turmas de Economia. Graças a qualidade do conteúdo, eles serão transformados em livros que ajudarão na elaboração de políticas públicas eficazes para o estado.

O secretário de Estado de Educação e Esporte, Daniel Zen, ressaltou que não há como pensar numa educação de qualidade, se não houver uma boa formação superior. “De todas as ações de governo, nenhuma foi tão importante como a parceria com a Ufac. O Proeco nos permite constatar que a vitória dos formandos não foi individual, mas coletiva, principalmente da sociedade que irá ganhar com profissionais competentes no mercado”.

Coordenador de Programas Especiais da Ufac, Minoru Kinpara, enfatizou seu orgulho de fazer parte do processo que possibilitou aos formandos chegarem aonde chegaram. Fez questão de ressaltar a importância dos novos economistas colocarem seus conhecimentos a serviço do povo. “Hoje vocês estão aptos a exercerem com dignidade e nobreza a profissão que escolheram. O Acre tem mercado para absorver todos os economistas que foram formados pelo Proeco”.

Em seu discurso de orador da turma, Jean Bezerra Guimarães, lembrou o inicio com 45 alunos, desses, apenas 16 concluíram. “Foram muitos os desafios e as dificuldades, mas hoje temos a certeza de que fizemos a coisa certa, perseverando em busca dos nossos sonhos. Estamos concluindo essa formação, dotados de um capital de conhecimentos que nos habilita aos desafios do mercado de trabalho”, concluiu.

(Para a reitora Olinda Batista Assmar, a UFAC cumpriu mais uma vez com a sua missão de capacitar profissionais para o mercado.)