Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2012 > Maio > Núcleo da UFAC no município será entregue a população até o final do ano

Núcleo da UFAC no município será entregue a população até o final do ano

por admin publicado 29/05/2012 11h20, última modificação 29/05/2012 11h20
Jornal Ac24horas.com, 29 de maio de 2012

A prefeitura de Senador Guiomard em parceria com a Universidade Federal do Acre – UFAC,trataram na manhã desta terça feira (29), sobre a construção do núcleo da instituição de ensino superior no município. O prefeito James Gomes foi recebido pela reitora em exercício Socorro Neri. No encontro, os representantes da UFAC informaram que até o final do mês de junho, a ordem de serviço para o inicio da obra já estará firmada. O projeto orçado em R$ 600 mil reais é proveniente da emenda do ex-deputado federal Nilson Mourão.

O núcleo será construído no loteamento Campo Verde, próximo ao Bairro Chico Paulo, com área superior a seis mil metrosquadrados doada pela prefeitura municipal. A edificação conta com um bloco composto de térreo e mais um andar, distribuído por sala de aula, laboratório de informática, biblioteca, sala de tutores, coordenação, secretaria, banheiros e lanchonete.

Os recursos já estavam disponíveis desde o ano passado, mas em decorrência do Tribunal de Contas da União – TCU, o processo foi suspenso devido à situação da empresa vencedora. No entanto, a reitoria da UFAC, garantiu que o licitatório realizado está confirmado, e com isso, a obra tão essencial ao município seráiniciada em breve. O prazo de execução da obra está estimado em cinco meses, devendo está concluída até o final do ano.

Para a reitora em exercício, Socorro Neri, a universidade sempre enfatizou o trabalho em todo o estado, ajudando no desenvolvimento. A presença da instituição permite um maior acesso ao conhecimento contribuindo para a qualidade de ensino, favorecendo assim o ingresso da juventude guiomarense. “Existe uma história vinculada da UFAC ao desenvolvimento de nosso estado. São essas ferramentas que possibilitam o trabalho exercido pela instituição no crescimento do Acre. Tudo isso, favorece também a população, pois a ampliação da UFAC permite uma maior abrangência do ensino a todos”, destacou a reitora em exercício.

James Gomes reafirmou a parceria existente com a UFAC, citando que os demais projetos exercidos em conjunto sempre resultaram positivamente. Um exemplo é a doação gratuita do transporte aos acadêmicos do município que estudam no campus da UFAC em Rio Branco. Outra iniciativa entre prefeitura e UFAC foi à formação de professores da rede municipal, viabilizando uma melhor qualidade de ensino dos educadores.

“É um momento histórico que passamos quando fechamos os últimos detalhes para construção do núcleo da UFAC em nosso município. Graças à parceria e os recursos da emenda federal será possível a construção deste sonho que irá contribuir em muito para o desenvolvimento educacional de Senador Guiomard”, afirmou o prefeito.

Prefeitura já busca recursos para ampliação do núcleo da UFAC

O prefeito James Gomes declarou que pretende até o final do ano, angariar mais emendas para a ampliação do núcleo da UFAC no município. Segundo o prefeito, a ideia é conseguir mais recursos para construção de outro bloco, ampliando assim a oportunidade de acesso ao ensino superior.  “A construção do núcleo já está garantida, mas devemos pensar grande, ou seja, providenciar mais recursos junto aos nossos parlamentares federais para ampliar a estrutura. Assim, podemos suprir nosso demanda dos jovens que saem do ensino médio e buscam o sonho do diploma superior”, salientou James Gomes.