Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2012 > Novembro > Alunos do subprojeto Pibid visitam Universidade Federal do Acre

Alunos do subprojeto Pibid visitam Universidade Federal do Acre

por Ascom02 publicado 22/11/2012 09h55, última modificação 22/11/2012 09h55
Jornal ORioBranco.net, 19 de novembro de 2012

A Universidade Federal do Acre (Ufac) recepcionou na quarta-feira, 14, cerca de 80 estudantes da escola Estadual de Ensino Médio Lourival Pinho. Os alunos fazem parte da atividade acadêmico-cultural do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBIB), coordenado pelo professor do curso de filosofia da Ufac, Manoel Coracy Saboia Dias.

O PIBID é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/MEC), cujos objetivos são incentivar a formação de docentes em nível superior para a Educação Básica; contribuir para a valorização do magistério; elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre a Educação Superior e a Educação Básica; inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem; incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como co-formadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério e contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.

O subprojeto de filosofia conta com a colaboração de quatro supervisores (professores de filosofia do ensino médio) e 25 bolsistas (estudantes de curso de licenciatura plena em filosofia da Ufac). O subprojeto está sendo desenvolvido nas escolas estaduais Pedro Martinelo, Clícia Gadelha, João Aguiar, Henrique Lima e Lourival Pinho.

Os estudantes da Escola Lourival Pinho visitaram a Biblioteca Central, o Teatro Universitário e o Órgão dos Colegiados Superiores. Depois participaram de um debate sobre a forma de ingresso na Ufac, os cursos oferecidos e especialmente sobre o curso de licenciatura plena em filosofia.

O professor Manoel Coracy Saboia Dias destacou a importância do “componente curricular de filosofia no ensino médio, não somente por ser exigido no Enem, mas, principalmente, por ser essencial para a formação do espírito crítico e o exercício da cidadania. Dessa forma, o subprojeto de filosofia contribui para a integração da escola com a universidade pública”.

Link para a notícia