Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2012 > Novembro > Debate do orçamento mostra maturidade institucional do Acre, diz Aníbal
conteúdo

Debate do orçamento mostra maturidade institucional do Acre, diz Aníbal

por Ascom02 publicado 05/12/2012 07h50, última modificação 05/12/2012 07h50
Jornal Janelão.net, 23 de novembro de 2012

Depois de parabenizar o deputado federal Taumaturgo Lima (PT), coordenador da bancada federal do Acre, pela realização de mais um encontro entre prefeitos, Governo do Estado e órgãos públicos para debater as propostas de emendas ao Orçamento Geral da União/2013, o senador Aníbal Diniz (PT-AC), vice-presidente do Senado, presente ao encontro que ocorreu na manhã desta sexta-feira (23), disse que "a reunião expressa a maturidade institucional do Acre".

Para ele, é motivo de honra e de alegria pertencer a uma bancada que sabe superar suas diferenças políticas e partidárias para, passado o processo eleitoral, se reunir a cada ano para tratar tema tão importante para todo o Estado.

"O enfrentamento é natural durante a campanha pois cada um tem suas propostas e nomes a defender, mas após concluída, a relação passa a ser institucional e independente de partido tratamos todos os prefeitos e as demandas de seus Municípios com o mesmo respeito", disse, citando como exemplo o prefeito eleito de Rio Branco, Marcus Alexandre (PT), e o reeleito de Cruzeiro do Sul, Wagner Sales (PMDB).

O senador Aníbal cumprimentou ainda seu colega de bancada, senador Sérgio Petecão (PSD), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) - a quem parabenizou pela condução das eleições 2012 - , a procuradora geral do Ministério Público do Acre, Patrícia Rêgo, o reitor da Universidade Federal do Acre (Ufac), Minoru Kimpara, o governador Tião Viana, o prefeito de Rio Branco e presidente da Associação dos Municípios do Acre (Amac), Raimundo Angelim, e o deputado estadual Moisés Diniz (PC do B) que compunham a mesa.

Ao se dirigir aos prefeitos eleitos presentes na plenária, o senador Aníbal Diniz, que foi coordenador da bancada em 2011, alertou que ao discutir propostas para o OGU não se podia vender ilusões.

"Existe uma crise mundial e isso impacta diretamente na liberação de recursos pelo Governo Federal, mas nós faremos todo o esforço com o compromisso de lutar pela liberação das emendas", garantiu.

Aníbal ressaltou ainda que é importante haver sempre transparência nesse processo e que, neste sentido, sugere serem disponibilizados os espelhos das emendas contendo os valores propostos, a instituição e o objeto a que se destina cada uma.

"O mais importante é que o bem coletivo seja priorizado. Aquilo que beneficia a todos. Por isso, se em 2013, o Governo Federal construir a ponte sobre o Madeira e garantir a conclusão da BR 364, até Cruzeiro do Sul, estarei satisfeito", concluiu, afirmando que o espírito de coletividade é o que deve prevalecer.

Link para a notícia