Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2012 > Novembro > Economista da Ufac dá dicas de como utilizar o 13º salário

Economista da Ufac dá dicas de como utilizar o 13º salário

por Ascom02 publicado 14/11/2012 08h08, última modificação 14/11/2012 08h08
Jornal ORioBranco.net, 13 de novembro de 2012
E-mailImprimirPDF

A Universidade Federal do Acre (Ufac) vai injetar com a folha de pagamento de novembro e com o 13º salário deste ano, mais de R$ 15 milhões no mercado acreano. Professores e servidores administrativos esperam a gratificação para cumprir distintas finalidades, como: pagar as dívidas, comprar os presentes de Natal, organizar as festas de ano novo e viajar. O professor da Universidade Federal do Acre, economista Carlos Estevão, lembra que a melhor alternativa para empregar o 13º, vai depender da situação financeira da pessoa. Por exemplo: se o servidor possui dívidas, a gratificação de final de ano poderia ser uma oportunidade para quitá-las. Se não possui contas, o 13º poderia ser aplicado. Deve-se ter cuidado, porque cada caso é um caso. Existe um princípio da matemática financeira que se refere ao uso do dinheiro no tempo. O raciocínio funciona mais ou menos assim: é sempre bom ter o dinheiro hoje do que daqui a uma semana. Pois se tenho o dinheiro hoje, posso fazer o melhor uso alternativo dele. É exatamente devido a esse princípio que as pessoas solicitam antecipação do 13º. Contudo, muitos servidores não sabem o que fazer com o 13º - financeiramente falando - daí gastam tudo sem planejamento. O que é um erro. Segundo o economista Carlos Estevão, planejamento é a palavra de ordem. “E planejamento é simplesmente pensar antes de fazer: escrevendo. O ato de escrever sobre o que se deseja fazer é um exercício fantástico. Aumenta em até 60% as chances de se obter sucesso. A ideia é colocar no papel todas as receitas e todas as despesas. Isso melhora a visibilidade. Depois é só ir gerenciando. Só assim a pessoa não chegará no final do ano no vermelho. O problema é que a maioria não possui o hábito de fazer isso”, explica o professor. Para aqueles que possuem dívidas e estão pagando juros, a melhor alternativa de uso do 13º seria a quitação das contas. Para quem chegou até o final do ano sem dever nada a ninguém, a dica seria guardar parte do 13º salário para as despesas de início de ano, como o IPTU, IPVA, as matrículas dos filhos e o material escolar. “Muitas pessoas gastam todo o 13º em bens supérfluos (presentes de natal, por exemplo), e esquecem das contas de início de ano . Então, poderia ser relevante utilizar parte do 13º para essas contas. Isso ajudaria a  equilibrar o orçamento desde o início do ano”, destaca Estevão.  Para os que costumam poupar durante o ano, o 13º poderia ser utilizado para fazer mais dinheiro. Como a pessoa possui “caixa” para as despesas de início de ano, o 13º salário poderia ser aplicado. Para isso existe diversas alternativas de uso, como o CDI, CDB e a poupança. “Acho a poupança um investimento de baixo risco, mas de pouca rentabilidade. Para pequenos valores poderia ser interessante”, explica o economista.  Os presentes de Natal poderão ser comprados com o 13º. Nesse caso, o consumidor deve pesquisar preços e não utilizar toda a gratificação para esse fim. O 13º salário “Também pode ser utilizado para uma viagem de férias, afinal necessitamos, além de dinheiro, de felicidade”, finaliza o professor Carlos Estevão.

Link para a notícia