Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2012 > Novembro > Economista da Ufac dá dicas de como utilizar o 13º salário

Economista da Ufac dá dicas de como utilizar o 13º salário

por Ascom02 publicado 14/11/2012 08h21, última modificação 14/11/2012 08h21
Jornal Pagina20.uol.com.br, 14 de novembro de 2012
14-Nov-2012

A Universidade Federal do Acre (Ufac) vai injetar com a folha de pagamento de novembro e com o 13º salário deste ano, mais de R$ 15 milhões no mercado acreano. Professores e servidores administrativos esperam a gratificação para cumprir distintas finalidades, como: pagar as dívidas, comprar os presentes de Natal, organizar as festas de ano novo e viajar.

Para a servidora, Anajara Rodrigues, o décimo terceiro deste ano não será utilizado para comprar presentes de Natal ou de ano novo, mas “eu pretendo viajar, conhecer Lima e, quem sabe, gastar algum dinheiro com lembrancinhas”, disse.

O professor da Universidade Federal do Acre, economista Carlos Estevão, lembra que a melhor alternativa para empregar o 13º, vai depender da situação financeira da pessoa. Por exemplo: se o servidor possui dívidas, a gratificação de final de ano poderia ser uma oportunidade para quitá-las. Se não possui contas, o 13º poderia ser aplicado. Deve-se ter cuidado, porque cada caso é um caso.

O assistente de administração, Iroélio Alves de Sousa, o popular “velho Iró”, destaca que o 13º “É um prêmio pelo trabalho desenvolvido em um ano e, no meu caso, o prêmio já está comprometido. Esse ano os filhos e netos vão ficar sem presentes de Natal. Vou guardar o dinheiro para o pagamento do IPTU e do IPVA”, explica Iró.

Existe um princípio da matemática financeira que se refere ao uso do dinheiro no tempo. O raciocínio funciona mais ou menos assim: é sempre bom ter o dinheiro hoje do que daqui a uma semana. Pois se tenho o dinheiro hoje, posso fazer o melhor uso alternativo dele. É exatamente devido a esse princípio que as pessoas solicitam antecipação do 13º. Contudo, muitos servidores não sabem o que fazer com o 13º - financeiramente falando - daí gastam tudo sem planejamento. O que é um erro.

Ascom/Ufac

Link para a notícia